Resultados do Plano Cruzado Houve aumento significativo do salário real, levando ao aumento de consumo enquanto o congelamento implicava em menos produtos nos mercados. O desabastecimento levou a que houvesse a existência de ágio no preço de alguns bens e ainda à procura de consumidores em mercados paralelos.
O principal motivo do fracasso do plano foi o congelamento de preços que fez a rentabilidade dos produtores caírem para perto de zero quando não faziam o mesmo a ter prejuízos.
As principais medidas tomadas pelo plano Cruzado foram: - A moeda corrente brasileira que era o Cruzeiro foi transformada em Cruzado, seguido de sua valorização (O cruzado valia 1000 vezes mais); - Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (fiscais do Sarney);
O resultado imediato desse fenômeno foi o desabastecimento de bens e as grandes filas nos supermercados. Apesar disso, o consumo continuava em alta. Por outro lado, o congelamento da taxa de câmbio fez o Brasil perder uma parcela significativa das reservas monetárias internacionais.
Congelamento dos preços durou somente alguns meses porque foi acabando o estoque dos mercados, e como eles não podiam mudar o preço, resolveram que não iriam vender o que restou. É aquela coisa, lei da oferta e procura, eles queriam colocar um preço mais alto, já que a procura era grande.
1989
R$ 5,00.
1 cruzado equivalia a 1.
(22) CÉDULAS - BRASIL
Cunhagem, Valor:
A MOEDA MAIS VALIOSA DE 1 CENTAVO DO REAL veja o vídeo confira. A MOEDA MAIS VALIOSA DE DE 1 CENTAVO DO REAL veja o vídeo e confira. E DESCULPEM O DESABAFO.
No Brasil é ainda pior. O Banco Central (BC) gasta cerca de R$ 0,25 centavos para fabricar uma moeda. E elas ainda estão em circulação. Até a data de publicação desta matéria, são mais de 1 milhão de moedas de 1 centavo por aí, sendo que foram fabricadas mais de 59 mil entre 2015 e 2016, segundo dados do BC.
Os motivos para o fim da produção são vários, mas o principal deles é o fato de que uma moeda de 1 centavo custa muito mais para ser feita do que o seu valor de face. Isso significa, por exemplo, que após anos de inflação, não se compra nada com 1 centavo.