A democracia liberal ou democracia constitucional é uma forma de governo da qual se espera que o Estado se abstenha de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia - visto que esta seria dotada de mecanismos de autorregulação.
Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como um governo limitado, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade racial, ...
O liberalismo e o socialismo contrastam em relação ao papel do Estado na economia. Enquanto o liberalismo prevê que a economia deve ser regulada pelo próprio mercado através da lei da oferta e da procura, o socialismo prega uma maior intervenção do Estado como forma de garantir a justiça social.
Liberalismo e socialismo são formas de pensar que surgiram a partir do iluminismo do século XVIII. Essa forma de pensar ganha força em boa parte da Europa a partir do século XIX, e consolida uma nova maneira das pessoas se relacionarem socialmente e com a natureza. ...
O liberalismo econômico ou liberalismo económico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas.
2 desvantagens do modelo econômico Não existe teoria, filosofia ou ideologia perfeita. Logo, o liberalismo econômico também não está imune a certas desvantagens: Promoção de maior desigualdade econômica entre cidadãos: o liberalismo vê a desigualdade econômica como natural e consequência das liberdades individuais.
A diminuição da máquina pública: com a redução dos serviços prestados por ela; A melhoria dos serviços privatizados; O fluxo contínuo e livre de capital internacional; A promoção do enriquecimento individual das nações.
Resposta: Para a nobreza e o clero, nenhuma, pois as idéias iluministas eram totalmente contrária a eles. Ideias de Liberdade para falar, pensar, agir e ser. Igualdade de bens comuns entre todos os homens.
Desvantagens: O crescimento industrial que impulsiona a econômia é bastante agressivo em relação ao meio ambiente,Cresce a poluição,Diminuem a quantidade de árvores existentes no planeta que são fontes de oxigenio puro/ Vantagens: O desenvolvimento econômico gera empregos,tambem impulsiona a criação de novas maquinas ...
Em linhas gerais, o crescimento econômico traz uma maior oferta de trabalho, aumento do poder aquisitivo da população, giros de capitais e mais investimentos em serviços públicos que impactam a qualidade de vida de uma determinada população.
Um alto crescimento econômico melhora o padrão de vida de uma população. Efeitos sobre o emprego: O crescimento estimula o aumento do emprego. Uma taxa elevada gera uma grande queda do desemprego e um aumento no número de pessoas empregadas.