Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. ... Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.
A importância da coordenação motora fina É muito importante que as crianças tenham um bom controle dos músculos das mãos antes de começar o ensino fundamental. Essa habilidade é, de fato, essencial para aprender a escrever e para realizar muitas atividades e trabalhos que ocorrerão durante as aulas.
A partir dos quatro meses, o bebê já está mais espertinho e começa a segurar objetos com as mãos e a se sentar. Saiba o que fazer para estimulá-lo. A partir dos quatro meses de idade, o bebê começa a interagir mais ativamente com o mundo ao seu redor.
Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada ...
O retardo neuropsicomotor pode ser congênito, herdado de um dos pais, provocado por malformações fetais, causas ambientais ou adquiridas. As doenças genéticas que podem resultar em retardo psicomotor são causadas, principalmente, por alterações cromossômicas.
Ler, ouvir e cantar músicas também é brincar Por isso, seja durante a hora de brincar, antes de dormir, ou até mesmo na hora do banho, cante com ele ou coloque músicas infantis para tocar. De quebra, você ainda cria no seu filho o gosto pelas artes.
Coloque-o de bruços, em um lençol no chão. Ajude-o a se apoiar nos braços, sem que o lençol ou brinquedos fiquem perto do rosto. Agora veja o bebê tentando levantar a cabeça e movê-la de um lado ao outro. Comece com três a cinco minutos, algumas vezes por dia, e aumente gradualmente o tempo para cada sessão de barriga.
Cuidados à Criança Saudável de 2 Meses