Com os materiais em mãos, basta colocar um pouco de massa corrida na desempenadeira ou na espátula, espalhando o produto de maneira uniforme, em camadas finas. Assim você deverá cobrir defeitos, furos e rachaduras, constantemente retirando o excesso de massa e verificando se a parede está ficando lisa e sem ondulações.
Como emassar parede: passo a passo
Basta emassar a parede, aplicando massa corrida sobre ela. Essa é a opção mais prática, eficaz e econômica para eliminar texturas de baixo relevo, como por exemplo, grafiato.
O adesivo decorativo até adere em paredes com grafiato. No entanto, o ideal é passar massa corrida antes da aplicação, e ao menos uma demão de tinta látex, para que a parede fique lisa, evitando assim, aparecer as ranhuras do grafiato.
Passo a passo de como fazer textura com massa corrida
Aplique a massa para grafiato
Mas se quer um fino acabamento de qualidade superior, deve-se aplicar a massa corrida ou acrílica, lixar e aplicar a tinta”, recomenda. Neste último caso, é necessário limpar antes de pintar, passando uma vassoura para retirar o pó e finalizar com um pano úmido.
É fundamental preparar a parede, antes de aplicar a massa corrida. Retirar todas as sujeiras e impurezas possíveis, lixar bem, e até mesmo aplicar um selador, ajudam a posteriormente, a otimizar a aderência da parede com relação à massa.
Coloque a massa corrida em uma desempenadeira e tenha-a sempre por perto, para que seja rápido o processo de transferi-la para a superfície. Você pode usar uma espátula na sua aplicação ou até mesmo a própria desempenadeira, que garante um espalhamento muito maior em superfícies grandes.
Não. A lixa deve ser corrida inclusive em cima da massa corrida. Se a opção for pintar a parede sem a aplicação de massa não se faz necessário lixar, basta neste caso aplicar um fundo preparador, selador e a tinta. ... Isto é bom e deve ser feito antes da pintura ou também antes de aplicar a massa corrida.
Se a massa estiver totalmente seca na parede, o melhor é usar uma lixa de grana 120 para cortar as rebarbas da massa e depois utilizar uma lixa mais fina de grana 180 para melhorar o acabamento.
Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final. ...
A massa corrida deve secar e depois o pintor deve aplicar um fundo selador. Nas paredes de gesso, use um fundo reparador antes da pintura, pois isso melhora a cobertura, acabamento e fixação da tinta. Se a parede tem problemas como infiltrações e rachaduras, uma simples pintura não resolve.
Misturar massa corrida com tinta é um processo fácil, mas altera a cor da tinta. Para atingir a cor desejada, trabalhe com um tom que seja um pouco mais escuro e mais intenso que a cor final que deseja na parede.
Sua principal função é assentar, rebocar e revestir tetos e paredes. Esse tipo de massa corrida é muito mais fácil de lixar e serve para assentar, rebocar e revestir os tetos e paredes. É muito utilizado em superfícies internas, com bases de alvenaria, concreto, gesso ou fibrocimento.