Se o destino da galinha for o abate, opte pela ração de engorda. Pode-se acrescentar milho à alimentação, na proporção de uma parte de milho para duas partes de ração. Há quem prefira criar galinhas caipiras soltas no pasto, fornecendo apenas uma refeição de milho ao dia.
O consumo neste período é de aproximadamente 100 g por animal ao dia, ou seja, para 100 frangos 10 kg de ração ao dia e deve ser fornecido a ração Frango Engorda.
Cada pintinho, do crescimento até o abate, consome 4,3 quilos de ração. Ganha 50 gramas/dia em peso, sendo abatido com 2,5 quilos, em média.
O padrão tradicional na avicultura brasileira é de 8 a 10 cabeças por metro quadrado. Há no entanto um efeito indesejável do adensamento populacional que por enquanto parece incontornável: a queda do peso médio do animal, provocada pelo aumento do estresse e da competição entre as aves, segundo o professor Joji Ariki.
21 dias
Ovos para incubação também podem ser levados a geladeira, mas sempre na parte menos fria da geladeira (na parte de baixo, sobre a caixa de fruta e verduras). Caso não se consiga volume de ovos suficientes para incubação nas galinhas ou na chocadeira, a partir do 11º dia, os ovos devem ser levados para a geladeira.
A falta de estímulo da galinha para chocar pode ser devido a uma situação de estresse, como mudança de ambiente, ou à herança genética da ave. Caso ela seja mestiça, oriunda do cruzamento com uma ave de raça pura, a ausência do choco ocorre porque algumas variedades de uma única linhagem não têm essa prática.