A produção de lactase, enzima responsável pela quebra desse açúcar, diminui com os anos e, sem ela, a lactose, mal digerida, provoca distensão abdominal, retenção de líquido e sensação de estufamento – que diminui muito quando se tira o leite do dia a dia. “Não é garantia de que haverá perda de peso”, explica Loraine.
Entre os principais componentes da dieta, o leite tem sido alvo de uma série de comentários negativos, que surpreendem até pela violência. Aumento do risco de câncer, de diabetes, de fraturas, de esclerose múltipla e de problemas cardiovasculares são apenas exemplos dos malefícios atribuídos a ele.
Na verdade, não se extrai a lactose, açúcar a que algumas pessoas têm intolerância. O que acontece é uma reação química que a faz sumir do leite. As indústrias adicionam à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que provoca uma hidrólise.
O processo industrial de deslactosação se resume a deixar o leite em repouso para sofrer ação da enzima lactase – que é adicionada junto ao leite no início desse processo – , por um período de três a quatro horas, em temperatura ambiente. Assim, a lactase quebra a lactose em dois componentes: glicose e galactose.
Tabela de lactose nos alimentos
Eles me responderam super rápidos, e foram muito simpáticos. Segue a resposta: “Olá Flávia, A lactose pode ser adicionada em algumas cervejas especiais, muito raramente.
12,5 g
Segundo o gastroenterologista Flavio Steinwurz e a nutricionista Camila Diniz, qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e a ...
Opções para substituir o leite de vaca
Lista de produtos sem lactose