Muito bem, analogia significa aplicar a uma hipótese não regulada por lei, a legislação de um caso semelhante. ... Deve-se observar que não existe analogia de norma penal incriminadora – in malam partem. Utiliza-se analogia apenas para beneficiar o acusado – in bonam partem.
A analogia consiste na tendência inovadora que uma palavra exerce sobre outra, aparentada pelo sentido, pela forma ou pela função gramatical. É o caso do primeiro exemplo. A metáfora é o fenómeno pelo qual uma palavra é empregada por semelhança real ou imaginária: os dentes do pente, o pé da mesa, o fumo da glória.
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. ... Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
- Ironia: quando é empregado em termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se um efeito crítico ou humorístico. - Eufemismo: utilizado para suavizar o contexto.
adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. Que faz referência ao uso de ironia; que contém ou expressa ironia.
Existem basicamente três tipos de ironia:
eironēia, 'dissimulação') é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar. ... Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.
O que é ironia? Como mencionamos, a ironia é uma figura de linguagem, que tem como objetivo usar palavras que manifestem o sentido oposto de seu contexto literal. Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa.
A ironia contida nesta charge é que o missionário europeu (que havia lá ido para ensinar os nativos as práticas e crenças do Cristianismo), agora os estava preparando para o serviço militar em favor das potências europeias.
Ironia é algo mais perceptível, a "vitima" consegue compreender uma resposta ou comentário irônico, o sacarmo nem sempre consegue ser compreendido, já o deboche é algo tão explícito q qualquer pessoa consegue entender.
adjetivo Particular da pessoa que zomba e caçoa; trocista. Que se refere a deboche, à vida devassa. Etimologia (origem da palavra debochado). Particípio de debochar.
Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”. O curioso é que essa palavra já foi usada, antigamente, para referir-se à ignorância ou desconhecimento sobre algo.
substantivo masculino Ação ou efeito de debochar, de zombar, de algo ou de alguém. Zombaria insistente; escárnio, zoação, caçoada. Maneira de desconsiderar, de desprezar algo ou alguém através da ironia; escárnio, desdém: tratava-a com deboche. Ausência de regras; má conduta; devassidão, libertinagem.
[Brasil] Desconsideração, desprezo, escárnio.
A palavra deboche tem sua origem na palavra francesa débauche, devendo assim ser escrita sempre com ch e não com x.
substantivo feminino Ação ou efeito de irritar, de perder a paciência, de se encher de raiva. Estado de uma pessoa irritada: presa de forte irritação. Exaltação de quem se deixa provocar com facilidade; exacerbação. [Medicina] Reação esperada do nervo quando recebe um estímulo.