Para o pensador, a Sociologia deve tomar como objeto de estudo o que chamou de “fatos sociais”, que são modos de agir, de pensar e de sentir, que são exteriores ao indivíduo, e exercem sobre ele uma coerção. Durkheim procura comprovar que os fatos sociais são externos e coercitivos.
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. ... Comte formulou, então, as ideias positivistas, que foram o centro dessa primeira produção sociológica.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Podemos citar a Revolução Industrial como principal pilar para a sociologia existir, pois, a partir dela que ocorreram mudanças sociais, econômicas e políticas. ... Assim, criaram uma ciência que estudasse essas mudanças na vida cotidiana, a Sociologia.
Quais eventos marcaram o surgimento da antropologia e da sociologia? O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.
A possível relação que podemos estabelecer entre a Revolução Industrial e o Processo de urbanização tem haver com as mudanças que esses processos acarretaram na sociedade. Veja, antes predominava a vida rural, o trabalho agrícola, as comunidades... depois o trabalho nas industrias, a vida urbana, o consumo...
As contribuições da Revolução Industrial, para a Sociologia foram imensos porque a partir da análise da vida dos trabalhadores, o aparecimento das cidades industriais, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc. possibilitou a Sociologia um leque amplo de estudos. ;)
Resposta: A ideia de uma ciência voltada para o estudo das sociedades e os fenômenos sociais surgiu inicialmente com Augusto Comte nas suas observações dos novos fenômenos sociais que surgiam em meio à Revolução Industrial, estabelecendo-se mais tarde propriamente como “Sociologia” com os trabalhos de Émile Durkheim.
Resposta. Está relacionado pois criaram novas condições socioeconômicas e político-ideológico, que caracterizam a sociedade capitalista, como o surgimento da indústria, da relação entre a burguesia e operário, de regimes políticos e leis burguesas.
1) O capitalismo surgiu na Europa entre os séculos XI e XV, foi se sobrepondo ao feudalismo e tornou-se o sistema econômico e social predominante. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV.