A sapucaia (nome científico: Lecythis pisonis) é uma árvore brasileira que vai do Ceará ao Rio de Janeiro, com bastante predominância nos estados do Espírito Santo e Bahia e são encontradas na Amazônia e na mata atlântica.
Devem ser plantadas três sementes, por balaio, a dois centímetros de profundidade. Após sete dias, o urucum germina, mas ele apenas pode ser transplantado para local definitivo quando alcançar 40 centímetros de altura.
Para plantar uma muda de aveleira, escolha uma área que tenha uma boa exposição ao sol e um solo bem drenado. A muda deve ser plantada em uma distância de quinze metros de outras árvores. A aveleira precisa estar perto de pelo menos uma outra aveleira para que a polinização ocorra.
Os benefícios da mangaba para a saúde são:
O látex (leite) da mangaba, constituído de triterpenos pentacíclicos, em geral, é usado em grande escala de atividades farmacológicas que incluem:
Você pode comer a fruta, é deliciosa, pode fazer um suco, compota, geleia, sorvete, mas o ideal é que ela seja realmente incluída na alimentação durante a semana”. A forma mais conhecida de comer a mangaba é por meio do sorvete, que é muito querido e famoso no nordeste.
As folhas e a casca da mangabeira são utilizadas em infusões na medicina popular para gripes, doenças epiteliais, úlceras, problemas de rins, cólicas menstruais e câimbras; e as raízes para tratar luxações e hipertensão.
Trata-se de uma plantada família das Lythraceaee, é uma espécie da flora do Cerrado, usada na medicina popular como anti-úlcera, antifúngica, antibactericida, anti-inflamatória, febrífuga, para emagrecimento e no tratamento de peneumonia, dores de estômago e coceiras.
O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo.
A produção das mudas deve acontecer de quatro a seis meses antes do plantio no campo. Para o preparo da muda de mangabeira é necessário seguir alguns passos. As sementes devem ser retiradas de frutos maduros, que caem da planta naturalmente, e sadios provenientes de plantas produtivas e livres de pragas e doenças.
Na região do Cerrado, observa-se, de uma maneira geral, uma safra de frutos por ano, que ocorre de outubro a dezembro e apenas alguns frutos temporões fora dessa época. Em Minas Gerais, a mangabeira floresce de setembro a novembro e frutifica de dezembro a janeiro.
As sementes são extraídas dos frutos maduros e sadios; devem ser mantidas em repouso, por 24 horas à sombra, sobre papel absorvente ou jornal. Selecione as mais saudáveis e plante-as no máximo em até três dias para que não se desidratem. Use sacos plásticos de 12 x 18 centímetros ou 14 x 16 centímetros, perfurados.
Aos interessados em adquirir mudas de mangabeira podem procurar a Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral, Emepa, localizada em Jacarapé, João Pessoa, PB.
A mangaba é o fruto da mangabeira (nome cientifico: Hancornia speciosa), árvore rústica que pode chegar a dez metros de altura e é típica do bioma Caatinga, mas também pode ser encontrada em fisionomias do Cerrado.
As mangabas podem ser colhidas de duas formas. A primeira é direto do pé, devendo-se as enrolar em um jornal e aguardar dois dias, aproximadamente, para o seu amadurecimento e consumo.
Como Plantar: As sementes devem ser postas para germinação logo que colhidas em canteiros a meia-sombra preparados com substrato organo-arenoso, cobrindo-as com uma camada do mesmo substrato de espessura igual à sua altura e irrigando-se duas vezes ao dia.
A maior parte da fruta é colhida ainda verde, a chamada mangaba de vez na região. Para amadurecer mais rápido, toda a mangaba é armazenada em uma caixa coberta com papelão. Além da mangaba verde, as mulheres aproveitam para recolher as frutas que já estão no chão.
Dá uma olhada:
Mangaba é fruta característica do Nordeste do Brasil. Pequenas frutas de sabor azedinho são colhidas no município de Pirambu. A mangaba, que tem o gosto azedinho, é fruta característica do Nordeste do Brasil.
O processo consiste na aplicação de fécula de mandioca sobre a casca da goiaba, por meio da imersão, para afetar a respiração do fruto. Segundo avaliou os pesquisadores neste experimento, a goiaba respira mais lentamente e, portanto, amadurece do mesmo modo.
Quando está madura, a goiaba tem um cheiro bem pronunciado. A casca também muda de coloração: passa de uma tonalidade esverdeada para o amarelo, que depois ganha um tom mais rosado. Quando ela fica mais escura, significa que a fruta já entrou na fase de apodrecimento.
Já os exemplos de frutos não-climatéricos, que não amadurecem depois de colhidos e por isso podem ser logo guardados na geladeira, são o abacaxi, figo, coco, carambola, framboesa, mirtilo, amora, laranja, limão, morango, cereja, tangerina e uva.
O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior. Conheça as 3 reações que acontecem durante o processo de maturação de frutas: 1.
Passos para alcançar o amadurecimento
O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde e que após a maturação adquire cor avermelhada ou amarelada (conforme o fruto).