A Alemanha apesar de hoje ter a terceira maior economia do mundo, se industrializou depois do Reino Unido e da França. Foi somente em 1870 que a Alemanha teve sua arrancada industrial. Esse atraso ocorreu por fatores geopolíticos, visto que até 1871, a Alemanha era dividida em 39 unidades políticas.
Resposta. Os fatores que influenciaram em sua industrialização: Grande quantidade de recursos minerais Questões políticas Acúmulo de capital Primeiros Passos Localização Industrial Importações Indústria Automobilística Setores Industriais Indústria Aeronáutica Regiões ricas em carvão, encontradas no Norte.
- Mão de obra (êxodo rural devido aos cercamentos) e matéria-prima (lã e algodão) abundante para as fábricas. - Abundância de carvão mineral e de minério de ferro. - Grande acúmulo de capitais na fase mercantilista a partir da mentalidade calvinista, ação dos corsários, tráfico colonial, etc.
Reino Unido foi o pioneiro no processo de industrialização. ... A crescente burguesia mercantil passou a controlar o Estado britânico, usando para apoiar seus objetivos econômicos. A revolução burguesa foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial quase um século depois.
Resposta: A economia da França combina um extenso setor privado com uma intervenção estatal substancial. Grandes áreas de terrenos férteis, a aplicação de tecnologia moderna e subsídios fizeram do país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental.
Carlos VII
As principais consequências da Guerra dos Cem Anos foram o desenvolvimento de um sentimento de identidade nacional profundo, dos dois lados, que contribuiu para a formação da Inglaterra e da França como passamos a conhecê-las.
Os fatores que contribuíram para isto foram muitos. Política instável, resistência do período feudal, centralização da monarquia e dirigentes ligados à burguesia são alguns dos fatores que refrearam, temporariamente, o a expansão de tais países na época dos descobrimentos.
Para dar o troco aos espanhóis, a Inglaterra criou e manteve durante vinte anos uma verdadeira frota mercenária: os corsários, navegadores aos quais outorgavam cartas de corso (do latim cursus, viagem por mar).
No caso podemos afirmar que a expansão marítima ocorrida nessa época se deu principalmente porque os países da Europa buscavam novas rotas de comércio com o oriente, tendo em vista que poucos países já haviam dominado essas rotas. Nesse quesito, o primeiro a se lançar ao mar foi Portugal seguido pela Espanha.
Entre as causas da expansão marítima europeia temos o comércio com o oriente, que gerava grandes lucros aos Europeus durante o período das Grandes Navegações. A queda de Constantinopla também impulsionou indiretamente, visto que essa cidade era um entreposto comercial que ligava o comércio do oriente com o ocidente.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Os principais fatores que contribuíram para levar a colonização para o interior do Brasil foram o aumento da população e a necessidade de explorar mais recursos naturais.
Como fatores que influenciaram o Povoamento do Litoral na formação do território brasileiro temos: * 20 pontos A) Economia agroexportadora de produtos primários para Portugal B) Preferência da classe média pelas praias litorâneas C) Favorecimento do solo para plantações D) Infraestrutura privilegiada.
As boas condições de emprego do local, a boa política, a economia e até mesmo o clima. Por exemplo, apesar de o Canadá ser grande, não tem muitas pessoas porque ele é muito frio, principalmente na parte norte.
Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d'água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração.
Entre as áreas desfavoráveis estão as regiões polares, os desertos, as elevadas altitudes e as florestas equatoriais. A vegetação e a fertilidade do solo também influenciam na ocupação humana. Locais próximos de rios ou lagos também são os preferidos pela população, já que favorecem a agricultura e o sustento familiar.
Fatores naturais é tudo o que está envolvido com os acontecimentos naturais, por exemplo: a chuva,vento. No geral fatores naturais é tudo que acontece por conta da natureza, tais como : relâmpagos, trovões, tsunamis.