Bioenergia é o termo utilizado para se referir à energia proveniente da biomassa, isto é, da matéria orgânica de origem vegetal e animal.
A técnica de produção da biomassa também contribui para o ciclo do carbono. Isso significa que o método é neutro em carbono, apenas liberando o gás que já estava na atmosfera — o que foi absorvido pelas plantas.
Além disso, apesar de não ser um combustível fóssil, de acordo com um estudo, a queima da biomassa é uma das maiores fontes de gases tóxicos e materiais particulados.
No caso das queimadas de grandes áreas de vegetação, a emissão de enxofre leva a mudanças no pH da água da chuva, colaborando para a ocorrência da chuva ácida. As emissões de metano e dióxido de carbono contribuem para a intensificação do efeito estufa, e a de mercúrio leva à contaminação de corpos aquáticos e possibilita a formação de metilmercúrio, substância nociva à saúde humana.
O conceito de biomassa tem feito uma carreira impressionante nas indústrias de energia, aquecimento e agricultura há mais de anos. O que é biomassa? Em suma, é a matéria orgânica que é biodegradável e pode ser convertida em combustível ecológico ou biogás. A definição de biomassa pode ser encontrada na Lei Polonesa de 20 de fevereiro de 2015 sobre fontes de energia renováveis. De acordo com esta lei, a biomassa deve ser definida como resíduos biodegradáveis ou resíduos de origem biológica, plantas e animais relacionados a:
Essa retirada da cobertura vegetal provoca vários problemas, como desequilíbrio ecológico, perda de habitat dos animais e alterações climáticas.
Presente na Cerimônia de Abertura da Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST) de 2017, o presidente da Fapesp, José Goldemberg, destacou que até 2050 a bioenergia corresponderá a quase 30% da geração de energia no mundo.
Dessa maneira, a biomassa pode ser considerada uma das principais alternativas na busca por maior diversificação na matriz energética visando reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, já que possibilita a obtenção de energia elétrica e biocombustíveis.
O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais. Ele representa uma alternativa ao uso do óleo diesel, porém não pode ser considerado um combustível totalmente limpo, visto que sua produção gera emissão de gases poluentes na atmosfera.
Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a colocação de cookies ou tecnologias semelhantes em seu dispositivo para fins funcionais, estatísticos e de marketing. Você pode modificar ou retirar seu consentimento a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Saber mais
No Brasil, sua fabricação intensificou-se a partir da implementação do Programa Nacional do Álcool. Em 1994, ele passou a representar cerca de 50% do consumo nacional de combustível do país.
Na maioria das vezes, a biomassa é derivada de resíduos vegetais como beterraba, milho ou cana, que são usados para produzir etanol combustível para carros, aviões ou outras formas de transporte. Por ser renovável, trata-se de uma fonte potencialmente ilimitada, bem como os artigos envolvidos são vistos como menos prejudiciais para o meio ambiente, pois geram pouca poluição.
Quando a biomassa se transforma e gera eletricidade, biocombustíveis ou aquecimento, é chamada de “bioenergia”. Por exemplo, quando os resíduos orgânicos são utilizados para aquecimento, bioetanol ou biodiesel para o setor automotivo, bioquerosene para aviões, vapor ou calor na área industrial ou biocombustíveis para transporte.
No Brasil, a produção de bioenergia está diretamente associada ao uso de fontes primárias, como bagaço da cana-de-açúcar e madeira.
Instituto Nacional de Eficiência Energética, Centro Nacional de Referência em Biomassa, Jornal Brasileiro de Pneumologia, Svebio e SynTech Bioenergy
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o país ocupa a segunda posição na fabricação de bioetanol no mundo.
Uma das características dessas energias é que, ao contrário das convencionais, seu impacto negativo no meio ambiente é menor. Além disso, eles podem ser renovados de forma praticamente ilimitada .
Ademais, a produção de bioenergia representa uma resposta ao apelo da comunidade científica em relação aos impactos negativos provocados ao meio ambiente.
Ela pode ser comumente empregada na produção de combustíveis, eletricidade e calor. Além disso, pode ser utilizado como alternativa aos combustíveis fósseis, que dominam a matriz energética mundial.
Outra preocupação refere-se à demanda de alimentos, que pode ser prejudicada pela produção agrícola destinada à obtenção de energia.
A energia hidráulica é um tipo de energia renovável que utiliza a força da água....As desvantagens da energia hidráulica são as seguintes:
Comparação das Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica
Vantagens e desvantagens
Quando uma menina pedala uma bicicleta, ela transforma a energia química do seu corpo (que obteve dos alimentos) em energia cinética nas rodas da bicicleta (movimento). Da mesma forma, a energia química contida nos combustíveis dos veículos é transformada em energia cinética, para que eles se movimentem.
Uma geladeira em funcionamento transforma energia elétrica em energia Térmica e mecânica.
A geladeira é um dispositivo comum em nossas residências. A sua função é manter resfriado o que lhe for colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de baixo. O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura.