Chama-se ARTE PRIMITIVA CRISTÃ a arte dos cinco primeiros séculos do aparecimento do cristianismo. Não pare agora... ... A Arte Primitiva Cristã divide-se em dois períodos: antes e depois do reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano.
A arte paleocristã seleciona e toma do mundo romano, tanto ocidental quanto oriental, múltiplos elementos para criar uma nova linguagem que se adapte e corresponda às exigências da crença cristã.
Resposta: Neste sentido, os edíficios mais típicos do Império Bizantino são as grandes catedrais, já que o clero possuía grandes montantes de dinheiro para construir estruturas imponentes, com muitas cúpulas, e que tinham o objetivo de suscitar o interesse dos fiéis por meio de um apelo sentimental e emocional.
Dentro desta simbologia, o ícone do peixe é encontrado com maior frequência nas catacumbas, simbolizando Cristo; as letras, presentes na palavra em grego (ichtys), coincidentemente correspondem às iniciais das palavras que formam a expressão: Iesous Christos, Theou Yios, Soter e que tem por tradução: “Jesus Cristo, ...
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.
É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. “O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria”, diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo.
Lendas à parte, os historiadores estimam que os 4 Vedas – RigVeda, Yajurveda, Samaveda e Atharvaveda – teriam sido compilados entre 1500 e 900 a.C. Mas, seja qual for sua origem, é nos textos védicos que estão os principais conceitos e símbolos do hinduísmo, os deuses, lendas e ensinamentos que dão forma e unidade à ...