A maioria dos exames de Raio X não precisa de preparo, exceto o Raio X simples de abdome, em que o paciente adulto em bom estado de saúde deve tomar 3 laxantes (Lactopurga ou Dulcolax) às 17:00h da véspera do exame, não jantar e vir pela manhã em jejum.
Nesse sentido, tal fator se dá porque as fezes presente na região do abdômen pode gerar alterações no exame, havendo a necessidade assim de tomar laxante bem como ir em jejum.
O Raio-X de coluna lombo-sacra permite uma avaliação da coluna lombo-sacra do paciente, observando, por exemplo, casos de deslocamento e achatamento de discos da coluna vertebral, fraturas, além de casos de “bico de papagaio” (osteófitos), hérnias discais e redução dos espaços discais.
A radiografia da coluna lombar e sacral, também conhecida como exame de raio X ou RX da coluna lombossacra é um exame não invasivo que utiliza doses muito baixas de radiação ionizante para a captação de imagens.
Segundo os especialistas consultados pelo UOL VivaBem, a maioria das dores nas costas é de causa ortopédica. O ortopedista é o médico que cuida dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Um dos principais problemas é a postura inadequada, que pode inflamar o músculo, comprimir o nervo e causar a dor.
O especialista em coluna é, em geral, um cirurgião ortopedista ou um neurocirurgião, que estuda e se dedica especialmente às condições, lesões e doenças da coluna cervical.
A Artroplastia Discal ou uso de Disco Artificial (substituição de disco doente/degenerado por disco artificial) é técnica moderna para tratamento de problemas da coluna cervical.