É uma bebida refrescante e nutritiva, além de ter baixo índice glicêmico e valor calórico. E podemos consumir o chá da casca no período da noite para relaxar e ajudar na qualidade do sono”, recomenda a profissional. Para garantir os benefícios dos chás, consuma-o três horas antes de ir para a cama.
Podemos citar a camomila, a lavanda, o hipérico (erva de São João), a valeriana, o maracujá, a alface, a erva cidreira, entre outros.
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
Melhores remédios caseiros para tratar a insônia
Imagens com movimento bem sutis, quase estáticas, também podem ajudar: água em fluxo, chuva, folhas balançando ou peixes no mar. Opte por uma delas sem ficar alternando o que está visualizando. "Essas imagens colaboram porque ativam circuitos neurais que ajudam a induzir o sono", explica Vale.
A narcolepsia é uma doença cuja característica principal é a sonolência excessiva. Mesmo que tenha dormido bem à noite, o narcoléptico tem ataques incontroláveis de sono durante o dia, que podem ser confundidas com desatenção, depressão e até mesmo com crise convulsiva.
De acordo com os especialistas, dormir demais seria uma maneira de a mente “fugir” de problemas ou de um estado de tristeza permanente. Estes sintomas até podem ser pontuais, causados por fatores externos ou uma preocupação eventual (perda de emprego, doença na família, entre outros).
É mais comum do que parece: muita gente dorme a quantidade ideal por noite - entre 6h e 9h - e acorda cansado. Alguns fatores podem influenciar essa situação: metabolismo, processos fisiológicos ou nutricionais. O cansaço excessivo pode se manifestar com irritação, sonolência ou desânimo.
Doenças que causam o sono excessivo:
Causas da sonolência diurna Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono. Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono.
Sentir-se cansado a todo o instante Geralmente as pessoas diagnosticadas com câncer costumam se sentir muito cansadas, mesmo com uma boa noite de sono o cansaço é enorme.
A fadiga relacionada com o câncer é uma sensação persistente de cansaço e exaustão mesmo aos pequenos esforços, como tomar banho, andar do quarto até a sala ou subir dois ou três degraus. A fadiga pode ser causada pela própria doença ou pode ser um efeito colateral do tratamento.
É relativamente comum que pessoas que estão desenvolvendo câncer apresentem anemia ou perda de sangue pelas fezes, por exemplo, o que leva à diminuição dos glóbulos vermelhos e à redução de oxigênio no sangue, causando cansaço intenso mesmo quando se faz pequenas tarefas, como subir alguns degraus ou tentar arrumar a ...