Ferva cerca de dez folhas da pedra hume em um litro de água por quinze minutos. Coe e espere esfriar. São indicadas duas xícaras por dia e não deve ser ingerido por pessoas hipertensas e/ou pacientes com tireoide.
Para usar a pedra-hume do modo correto basta imergi-la em um pouco de água durante dois minutos e depois fazer gargarejo com a pedra diluída. O alívio é praticamente imediato! Alguns laboratórios já investiram em sprays que tem a hume em sua composição e são específicos contra afta.
A pedra hume pode ser diluída em água seguindo a proporção de uma colher de sopa do produto para meia xícara de água. Sua dissolução é indicada para utilização em chás, ferimentos abertos e até para redução de odores corporais. Antes de usar a pedra hume, peça orientação de um médico.
As aftas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso. Doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais também podem ser resultado das aftas.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.
Para evitar o aparecimento dessas feridas, o melhor é evitar alimentos muito condimentados ou cítricos e manter uma boa higiene bucal. Para o caso de aftas já existentes, o correto é esperar o processo natural de cicatrização da ferida, que pode demorar de cinco dias a duas semanas.