Enviado para Wittenberg, Lutero poderia exercer seu papel como padre, tornando-se responsável por orientar fiéis em missas e lecionar teologia. Lutero questionou a decisão porém seguiu o caminho indicado. ... Convidado a depor e forçado a abdicar de suas palavras e seus escritos, Lutero negou-se a fazê-lo. Foi excomungado.
Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI, que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.
Principais movimentos religiosos do século 16 ao 19
A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.
Foram várias as perseguições que a Igreja fez contra o movimento, levando cada vez mais a radicalidade, seus principais dogmas eram a negação do purgatório, as indulgências, o culto aos santos e os sacramentos, pregando a autoridade somente da bíblia como autoridade de fé.