Hemostasia é a resposta fisiológica normal do corpo para a prevenção e interrupção de sangramento e hemorragias. A Hemostasia resulta no bloqueio de qualquer lesão vascular. De maneira geral, a Hemostasia garante a fluidez do sangue e a integridade dos vasos sanguíneos.
Três componentes principais participam do processo de hemostasia: parede endotelial, plaquetas e fatores plasmáticos para formação do coágulo (SAVILLE & BROWN, 2007). O dano vascular desencadeia o inicio da formação do coágulo com o objetivo de produzir um tampão de fibrina e plaquetas, para prevenir a perda sanguínea.
O processo de coagulação do sangue evita grandes hemorragias que poderiam causar a morte caso não fossem controladas. A coagulação do sangue é um processo extremamente importante para nossa saúde, uma vez que evita a perda excessiva de sangue por hemorragias.
Os mecanismos normais que o corpo possui para limitar as hemorragias são as contrações da parede dos vasos sanguíneos, diminuindo o tamanho da abertura por onde o sangue está drenando e a coagulação do sangue, que é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo de fibrina, impedindo ...
Resposta