A impressão digital é composta de inúmeras particularidades. Cada pessoa possui um desenho específico, composto pelas elevações da pele. A formação da digital é resultado da influência genética e também dos movimentos do feto na barriga da mãe. ... Nem as digitais de gêmeos univitelinos, que têm o DNA idêntico, são iguais.
Papiloscopia e Revelação de Impressões Papilares Papiloscopia é a área da Criminalística que trata do estudo dos desenhos e impressões formados pelas papilas dérmicas, que são as pequenas projeções ou elevações do tecido da pele, saliências que se destacam nos dedos, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme.
Entre as principais diferenças estão: A epiderme é a camada externa da pele com uma espessura de até 0,1 mm nas pálpebras. A derme tem vasos sanguíneos. A epiderme não tem suprimento de sangue.
Em resumo a derme é um tecido conjuntivo frouxo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Mais espessa na palma das mãos e plantas dos pés, possui papilas dérmicas e corpúsculos de Meissner (corpúsculos responsáveis pela sensação do tato) entre outros.