A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”.
Já a Lei das Proporções Constantes, vista no texto “Lei de Proust”, diz: “Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.” A teoria de Dalton também explicou essa lei em nível microscópico. ... Como a proporção em número de átomos é constante, a proporção em massa também é constante.
A Lei de Dalton ou Lei das pressões parciais diz que a pressão total de uma mistura de gases é igual a soma das pressões parciais de cada gás que a compõe. A pressão parcial de um gás por outro lado é definida como a pressão que o mesmo exerceria se estivesse sozinho no recipiente.
Então, a lei do gás ideal é um exemplo de LEI LIMITE, uma lei que é somente válida dentro de certos limites; neste caso, o limite é P → 0. Embora a lei do gás ideal seja uma lei limite, é razoavelmente correta para pressões normais.
Pressão parcial dos gases
A pressão parcial de um gás mede as atividades termodinâmicas das moléculas do gás. ... Analisando a pressão parcial do oxigênio podemos identificar a quantidade de oxigênio que seria tóxico para o corpo humano, aplicação válida para quem esquia ou mergulha.