Não existe um tratamento/cura para a panleucopenia, mas é de suma importância administrar um tratamento de alívio dos sintomas e de apoio adequado ao estado do animal. O tratamento deverá ser administrado antecipadamente e de forma intensiva.
Não há um tratamento específico para cinomose, por isso, os medicamentos administrados e as intervenções feitas são para combater infecções secundárias e aliviar sintomas. A duração do tratamento depende, também, do sistema imune do cão. Assim, pode ser que a recuperação seja mais lenta ou mais demorada.
Se a doença atacar o cachorro na fase adulta, as chances de sobreviver são maiores, mas ainda precisam de muito cuidado e atenção sua e do médico veterinário. Para a prevenção da cinomose em outros cães, pessoas que tiveram um animalzinho doente em casa não podem ter outro cão por no mínimo seis meses.
Misture duas colheres de sopa de água sanitária a um litro de água em um balde e aplique a solução no chão. Na sequência, utilize um balde de água pura ou mangueira para enxaguar, sempre jogando o líquido em direção ao ralo.
Deixe seu quintal limpo de forma prática e efetiva
Quando for limpar o cantinho do seu pet, comece passando um aspirador de pó na caminha ou na casinha. Se for lavar, use detergente neutro líquido ou sabão de coco (em barra ou líquido). Para desinfetar, os produtos veterinários específicos para esse tipo de limpeza são as melhores opções.
Chegou o Outono! Como cuidar do seu quintal
1) Lembre-se: se rastelar com muita força pode arrancar plantas frescas do solo; 2) Rastele levemente de maneira que recolha todas as folhas e, ao mesmo tempo, apenas afofe sutilmente o solo; 3) A melhor época para rastelar as folhas do outono é durante a folhagem do “último ápice”.
É matéria-prima para a compostagem, é alicerce para elevar canteiros em jardins. As folhas secas quando entram em decomposição, devolvem matéria orgânica para o solo, além de nutrientes importantes para a nutrição da terra, a exemplo do carbono e nitrogênio. Na prática, solo coberto é solo protegido e adubado.
Aplique puro no local desejado. Uma mistura possível é água, sabão e água sanitária (mais ou menos 1 colher de sopa para cada litro de água). Para ambientes com animais e plantas, substitua a água sanitária por desinfetante. Atente ao rótulo dos produtos para sua segurança e uso adequado.
Aerar seu gramado envolve o uso de uma ferramenta ou máquina para fazer buracos no solo e retirar pequenas “rolhas”, deixando em seu lugar pequenos furos. A aeração permite que mais oxigênio e água alcancem as raízes da grama, quebrando os sistemas radiculares e a terra compactada, o que pode acabar matando o gramado.
Limpe o terreno. 2) Ainda com ajuda da vassoura de aço, faça a limpeza da área a ser cortada. Retire galhos, pedras e outros resíduos que possam atrapalhar a passagem do aparador de grama ou até mesmo causar algum acidente.