Retire uma das sondas das extremidades do ohmímetro e coloque-a no cursor. Gire o controlador lentamente para a outra direção enquanto observa o visor do instrumento de medição. Quando chegar ao final, a resistência deverá estar próxima de zero.
O fio preto do secundário do transformador é ligado ao terminal 3 do potenciômetro que também é ligado ao terminal - (menos) do alto falante. Caso o alto falante for de 4 Ω, o fio amarelo do secundário do transformador deverá ser ligado ao terminal 1 do potenciômetro.
Para resolver este problema existem algumas opções. Uma delas é a utilização de um redutor. Como o nome sugere, os redutores servem para reduzir a velocidade de um motor através de um processo mecânico. Grosso modo, os redutores possuem um eixo de entrada, um conjunto de engrenagens e um eixo de saída.
Ventilador de teto: Instalação do Dimmer. Fazer a instalação do dimmer no circuito anterior é bem simples, basta desconectar o cabo comum do interruptor da fase, ligá-lo em um dos terminais do dimmer e por último ligar a fase diretamente no terminal que restou do dimmer, como podemos ver no esquema abaixo.
O dimmer é um dispositivo utilizado para a variação de luminosidade em um ambiente. Ele pode ser instalado para o controle de uma única lâmpada, mas também para o de várias delas.
No entanto, existem algumas maneiras de reduzir esse consumo de eletricidade, como por exemplo, a troca das lâmpadas incandescentes para as fluorescentes compactas ou LEDs. Outra forma complementar é a instalação de um controlador de intensidade de luz, ou interruptores dimmer.
A luz é algo muito importante para iluminar os ambientes quando o sol não está presente. Mas existem muitos casos em que não é necessário deixar a lâmpada com sua intensidade de iluminação normal. Para esses casos, uma solução interessante é utilizar um dimmer.
A melhor forma de controlar a intensidade do brilho de leds é provocando cintilação, ou sejam, fazendo piscar rapidamente. Se você deixar o led aceso por 1ms e apagado por 10ms, seu cérebo não vai perceber a cintilação, mas vai achar que o led está a cerca de 10% do brilho máximo.
No nosso projeto experimental ligaremos o trimpot em série com o LED, mas manteremos o resistor para determinar a corrente máxima, e com isso podemos ajustar o brilho do LED. - Controle o brilho pela tecla A(aumentando e maiúscula+A (diminuindo).
Coloque uma tira de fita isolante em uma folha de papel de cera, abra caminho até a faixa, e você terá dezenas de pequenos pontos pretos que bloqueiam LEDs. Embora fazer o seu próprio seja difícil, o mais fácil e A solução mais versátil é simplesmente comprar um conjunto de adesivos comercial.
Controle de Luminosidade de LED com Potenciometro O circuito usa um potenciômetro, ligado à entrada analógica 5, para controlar a luminosidade de LED ligado à porta 10. Conforme giramos o potenciômetro no sentido horário, a intensidade de iluminação do LED vai se aproximando do ponto máximo.
Outra forma é acrescentar na cena um ou mais refletores, poucos, com luz muito atenuada (ex. por um dimmer) ou através de gelatinas alaranjadas. A luz tem que ser muito suave, para não competir com a luz das velas, e ao mesmo tempo para aumentar o nível geral da iluminação.
É só ligar uma extremidade do potenciômetro no 5v e a outra no GND. Feito isso, o pino central deve ser ligado em qualquer pino analógico do Arduino (A0 ao A5).