O formocresol é o medicamento mais comumente usado na terapia pulpar de dentes decíduos. Normalmente o formocresol é usado como medicação de escolha em pulpotomias, ou seja, o tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie.
USO: 1. Após o canal radicular estar instrumentado e seco, embeber uma bolinha de algodão no produto e secá-la com um pequeno rolo de algodão; 2.
2002). O tricresol formalina pode ser aplicado umedecendo-se "bolinhas de algodão", removendo-se o excesso (MORAIS et al, 2001).
A função da medicação intracanal na endodontia é basicamente combater microrganismos que resistiram à sanificação do sistema de canais radiculares proporcionada pelo preparo químico-cirúrgico, modular a reação inflamatória que ocorre após o preparo do canal radicular, ocupando fisicamente o espaço do canal, pois ...
Indicação: O PARAMONOCLOROFENOL CANFORADO é utilizado como antisséptico, sendo empregado como medicação intracanal (curativo de demora). Descrição do Produto: ... Possui propriedades antissépticas do fenol e do cloro e apresenta um amplo espectro antibacteriano, sendo eficaz também contra fungos.
Calen PMCC é o curativo de escolha nas necropulpectomias, pois reúne as propriedades da pastas de Hidróxido de Cálcio com as do Paramonoclorofenol canforado.
Quando o tratamento não pode ser completado numa sessão, as bactérias sobreviventes intracanais frequentemente proliferam entre as sessões. Para reduzir o novo crescimento bacteriano e talvez até mesmo melhorar a supressão bacteriana, pode ser vantajoso recorrer a uma medicação intracanal.
O que leva um dente a precisar de tratamento de canal?
Embora fatores de natureza química ou física possam induzir uma patologia pulpar ou perirradicular, microrganismos presentes em uma lesão de cárie ou no SCR representam uma fonte de agressão persistente que além de induzirem alterações teciduais são capazes de perpetuá-las (Alves 2004).
O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.