O sistema tegumentar é composto por pele e anexos (pelos, unhas, glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias). A pele é formada por epiderme e derme, suas porções epitelial (originária do ectoderma) e conjuntiva (originária do mesoderma), respectivamente.
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. O seu nome deriva das palavras gregas epi, que significa acima e derme, que significa pele. Assim, tem como significado acima da pele.
A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
Pode ter uma camada variável de tecido adiposo dependendo da região do corpo. Além da função de reservatório energético, a hipoderme apresenta a função de isolamento térmico, modelagem da superfície corporal, absorção de choques e preenchimento para a fixação de órgãos.
Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
Cada pêlo encontra-se numa depressão da pele correspondente a uma invaginação de tecido epidérmico na derme, denominado folículo piloso, onde são produzidos.
Região inferior do folículo: Na base do folículo fica o bulbo com a matriz germinativa, que é responsável pelo crescimento do pelo. É nela que as células dão origem a um novo pelo. Abaixo da matriz encontra-se a papila dérmica, que é um tecido conjuntivo com vasos sanguíneos.
As Fases de Crescimento do pêlo são a Anágena ( crescimento) , a Catágena ( intermediária) e a Telógena ( repouso) . ... Na fase Anágena, os pêlos estão muito próximos da parede do folículo piloso, que é mais estreito.
O pelo é composto por três partes básicas: a cutícula, o córtex e a medula. A parte mais externa é cutícula, que é formada por várias camadas de células sobrepostas sem pigmentos parecidas com escamas.