Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e ...
Um estudo de viabilidade de projeto arquitetônico é desenvolvido levando em consideração as informações recebidas do cliente como a localização, a área do terreno, documentação e o tipo de empreendimento desejado.
A seguir, veja as principais etapas:
Como avaliar os resultados? Entende-se que quando o VPL é maior que zero, o investimento é viável, uma vez que apresenta retorno para a empresa. Quando o valor é igual a zero, o investimento não representa nem prejuízos, nem ganhos monetários. Entretanto, se o valor do VPL for menor que zero, o investimento é inviável.
O Estudo da viabilidade busca avaliar a aplicabilidade do negócio e obter uma projeção do seu comportamento frente ao mercado, dando uma maior segurança a investimentos seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas. Ou seja a utilidade e verificar se empresa esta boa ou não, para receber investimentos.
O estudo de viabilidade serve para estimar e verificar se o projeto pode dar certo e se vale à pena iniciá-lo. ... O estudo de viabilidade serve para completar o Plano de aquisições e verificar melhores fornecedores. e. O estudo de viabilidade serve para preparar o caixa para desembolsos futuros.
Refere-se à capacidade efetiva de fornecer o produto ou o serviço, no presente ou no futuro.
A análise de viabilidade financeira tem como finalidade determinar se o projeto tem condições de atender as expectativas e demandas dos investidores, para que a decisão de investir seja tomada ou não. Visa apoiar na escolha da melhor alternativa, ou das melhores e ainda demonstrar se é ou não viável investir.
Ele funciona como uma espécie de previsão, porém, bem fundamentada, sobre o futuro da empresa a curto e médio prazo. Com dados e testes, torna-se possível mensurar possíveis resultados e verificar o que é necessário para tornar a execução das atividades viável e precisa.
Interpretando o resultado do cálculo de VPL
Para que se realize a Análise de Viabilidade Econômica e Financeira é preciso fazer a projeção de receitas, custos, investimentos e analisar indicadores (ROI, ROE, VPL, TIR e Payback). Entram também na jogada as análises de Custo de Oportunidade e Ponto de Equilíbrio.
Após projetar as receitas, custos, despesas e investimentos e encontrar os fluxos de caixa futuros, a análise de viabilidade passa para o cálculo de indicadores econômicos e financeiros.
Para calcular a viabilidade financeira é necessário acompanhar os indicadores Payback, VPL e TIR. Payback é o cálculo de retorno do investimento, ou em quanto tempo o dinheiro investido passará a gerar lucros para quem o investiu.
Resposta. Resposta: Payback, VPL e TIR . é o correto.
A análise de viabilidade deve considerar 3 (três) principais indicadores: VPL, valor presente líquido, TIR, taxa interna de retorno e payback conforme ilustrados na Figura 2. O Valor Presente Líquido é um dos métodos/indicadores mais utilizados na análise de projetos de investimentos.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) é um outro importante indicador de viabilidade financeira. Como o próprio nome sugere, ela se refere à porcentagem de retorno que determinado investimento vai ter. Para calcular a TIR, é necessário seguir a periodicidade (mensal, trimestral, semestral, anual) dos fluxos de caixa.
São eles: