SEPARAR EM SÍLABAS
Guairaçá Guai-ra-çá Araguaiana A-ra-guai-a-na • Com um colega, observe a separação silábica dessas palavras e respondam: a) Os encontros de vogais dessas palavras ficaram na mesma sílaba ou em sílabas diferentes? Na palavra Guairaçá , o encontro de vogais ficou na mesma sílaba.
Explicação: no Brasil a palavra índio(a) so tem 2 sílaba, diferente que em Portugal. Assim como a palavra INCÊNDIO só tem 3 sílaba, separando assim elas: in- cê-dio, novamente diferente que em Portugal, lá é conhecido por 4 sílaba.
Herói é Uma Palavra Com 2 Sílabas e 5 Letras.
N. E. (2/10/2018) – Joia, no quadro do Acordo Ortográfico de 1990 (base IX, secção 3). Segundo esta norma, as palavras graves (paroxítonas) que apresentam o ditongo oi na sílaba tónica deixam de escrever-se com acento gráfico: jóia → joia; jibóia → jiboia, heróico → heroico.
Índios é paroxítona, pois sua sílaba tônica é a penúltima: Índios.
Alfabetização: Separação de Palavras em Sílabas. Exemplo: A separação silábica da palavra lâmpada é lâm-pa-da.
lâmpada (lâm-pa-da); lástima (lás-ti-ma);
A palavra "lâmpada" é proparoxítona. Para classificar uma palavra como oxítona, paroxítona ou proparoxítona, devemos procurar primeiro a sílaba tônica da palavra em questão.
A lâmpada tem um sentido metafórico que nos induz a vários simbolismos. É a lâmpada –luz que nos aviva a memória, de fatos importantes, que por estarem muito reprimidos em nosso inconsciente, não conseguimos lembrar. A lâmpada é energia, é luz.
Lâmpadas é o plural de lâmpada.
A palavra LÂMPADA, tem acento em LÂM, por ser proparoxítona, mas o som não é fechado, e, sim, nasalado.
Verificado por especialistas As palavras paroxítonas - palavras em que a penúltima sílaba é a tônica, ou seja, a mais forte delas na pronunciação - terminadas em "R" compreendem uma das regras atuais de acentuação da língua portuguesa. Isso explica os acentos em palavras como líder e mártir.
Olá. "Memórias" e "história" são acentuadas porque são PAROXÍTONAS terminadas em ditongo aberto (ia). Já "ótimo" é acentuada por ser PROPAROXÍTONA.
Assim, matemática (ma-te-má-ti-ca, cuja sílaba tónica é má) é uma palavra esdrúxula (ou proparoxítona), uma vez que o acento tónico recai na antepenúltima sílaba. Por sua vez, brincar (brin-car) e razão (ra-zão) são palavras agudas (ou oxítonas), porque o acento tónico recai na última sílaba.
Porque é uma palavra paroxítona terminada em ditongo.