A reprodução pode ser realizada a partir de 12 meses, durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.
Quando a fêmea estiver pronta para o acasalamento, se agachará, posição na qual o macho pode acasalar com ela.
Os pássaros começam a botar ovos conforme a primavera se aproxima e os dias ficam mais compridos. Criar um inverno artificial cobrindo ou movendo a gaiola para um local mais escuro por 12 a 14 horas a cada noite ajuda a desencorajar que a calopsita ponha ovos.
Chocar! Os calopsitas costumam chocar os ovinhos revezando em turnos, por exemplo, o macho choca de dia e a fêmea de noite ou vice-e-versa. O período geralmente dura de 15 a 23 dias até que os filhotes estejam prontos para sair do ovo.
Há casos de calopsitas fêmeas não conseguirem chocar os próprios ovos, devido à falta de umidade no ninho. Como solução, forneça palha de espiga de milho para ser usada como forração. Deixe o material com as extremidades cortadas no piso do viveiro, que a calopsita se encarregará de arrumá-lo no ninho.
Observe sempre o comportamento da ave, caso ela comece a demorar muito para inicio da choca, no limite desses 15 dias, aí sim é motivo para se preocupar... mas até o 15º dia, na TEORIA, ainda está dentro do prazo.
Os filhotes de Calopsitas costumam deixar os ninhos após seus 30 primeiros dias de vida, portanto, devem ser deixados com os pais para alimentá-los pelo menos até 50 dias nos casos das Calopsitas amansadas, mas se pretende ter mansas, devem separá-las dos pais, logo que saem do ninho.
Do primeiro voo à independência: Os filhotes permanecem no ninho até o 16º dia de vida.
Com 15 a 20 dias de nascido os filhotes deixam o ninho, e ao completar um mês de idade eles já estão aptos a se alimentarem sozinhos.
Canário Belga e 2 filhotes Parte 1 Da choca até aos 15 dias.
Lembre-se de virar os ovos diariamente. Teoricamente a fêmea irá dormir no ninho, botar o 4º ovo pela manhã, começando a chocar. Este procedimento é importante pois faz com que todos os filhotes nasçam praticamente no mesmo horário, evitando diferenças de tamanho entre eles, o que poderia causar a morte dos menores.
Essa são uma das duvida de pessoas que estão começando a criar canário belga,sempre queremos saber quando nossos filhotes,vão nascer, isto e comum todos nós temos um pouco de ansiedade sobre tempo certo de choca,para que os futuro canário belga nascem abre o bico e começa a cantar.na verdade o tempo recomendado para ...
Para fazer um ninho fácil e rápido, pique uma sacola de papel em tiras finas. Forre uma tigela com papel-toalha, arrume as tiras em cima dele, passe cola para grudá-las e espere-as secar em forma de ninho.
Cubra as paredes internas da casinha com sabão em barra, a fim de evitar que insetos depositem ovos nas frestas. Mas atenção, faça isso após a época de nidificação para não atrapalhar a vida dos passarinhos.