O funcionamento da prensa dobradeira de chapa é acionado por um pedalelétrico remoto, com cabo flexível e trabalha em quatro modos: normal, intermitente, pulsante e contínuo, a prensa dobradeira de chapa também possui botões de emergência e caixa blindada para o painel elétrico.
Os tipos mais comuns de dobradeira ou prensa viradeira possuem acionamento hidráulico através de cilindros e acionamento mecânico através de freio/embreagem ou engate chaveta. ... Estes equipamentos tem como cencepção construtiva os mesmos elementos das prensas, ou seja, emprego de chavetas, freio/embreagem ou hidráulico.
A dobra é feita por uma maquina chamada dobradeira. Essa dobradeira de aço é a forma mais eficiente na dobra de chapa de aço, pode ser manual ou mecânica, funciona como uma guilhotina, mas sem o fio de corte, ela prensa o aço em um vão que pode ser ajustado para que fique no ângulo e profundidade desejados.
Para fazer uma dobra maior ou menor do que 90º, você terá de calcular o ângulo complementar ao da dobra. Por exemplo: para dobrar o metal em 45º, é preciso subtrair esse número de 180º, o que equivale a um ângulo de 135º.
A martelagem deve ser efetuada do centro da tira para as extremidades, no sentido do comprimento com golpes de mesma intensidade, eqüidistantes entre si e alternadamente: à direita e à esquerda. Após os golpes julgados necessários, você deve verificar a planeza da chapa. Se for necessário, repita a martelagem.
Afinal, como moldar alumínio? Inicialmente, escolhe-se uma caixa maior do que a cavidade do molde que ela deve conter, a fim de haver espaços para os massalotes e para o sistema de canais. Deve haver massa de molde suficiente sobre e sob a cavidade para prevenir qualquer escapamento de metal durante o vazamento.
O processo de repuxo consiste em, através de ferramentas, conformar um metal aumentando sua área superficial e diminuindo sua espessura. No caso do alumínio, esse processo é, geralmente, feito em tornos convencionais.
É um dos primeiros processos industriais utilizados na produção de artigos de metal. A fundição em alumínio pode ser feita por gravidade, com uso de areia ou molde metálico, e sob pressão, (alta ou baixa). As peças fundidas de alumínio têm suas principais aplicações na área automotiva e de transportes. ...
A fundição de aluminio injetado trata-se da tal pressão do elemento líquido, sendo injetado dentro da estrutura do metal não ferroso para a elaboração de uma peça, que pode ser utilizada para diversas funções como, por exemplo, em máquinas de indústrias.
Principais vantagens Produção de formas mais complexas do que no caso da fundição por gravidade; Produção de peças de paredes mais finas e tolerâncias dimensionais mais estreitas; Alta capacidade de produção; ... Algumas ligas, como a de alumínio, apresentam maiores resistências do que se forem fundidas em areia.