Verbete. Definição: HEPATOPATIA: doença do fígado. ... A palpação de fígado abaixo de 2,5 cm da RCD deve ser considerada anormal em qualquer idade. O rebaixamento do fígado pela doença pulmonar pode ser diferenciado do fígado acometido através das características de consistência e de borda.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material.
O Brasil tem 726 pontos de coleta de pneumáticos espalhados por 27 estados, controlados pela Reciclanip. A ideia é estimular a população a não guardar pneu inservível, ou seja, que não serve mais, em casa. Não deixe seu pneu velho virar foco de dengue ou entulhar a sua casa.
Para descartar pneu usado de forma ambientalmente correta existem algumas opções, reaproveitar o pneu para construir vasos, móveis, ou dar outro uso para o objeto ou aplicar a logística reversa e devolver o pneu no local onde foi comprado, para que o fornecedor dê a destinação final.
São considerados lixos acumuladores misturados ao lixo doméstico tendo como destino os lixões e aterros sanitários. ... Segundo a Fundação Educar Dpaschoal o Brasil tem mais de 100 milhões de pneus velhos, jogados em aterros, terrenos baldios e até nos rios e lagos.
Existem métodos que transformam pneus velhos, por exemplo, em combustível alternativo para fornos da indústria cimenteira. Há, também, técnicas de reciclagem que fazem dos pneus gastos insumos para pisos de quadras esportivas, tapetes de automóveis, solas de sapato e até asfalto.
Se quiser algo para usar dentro de casa, saiba que o artesanato com pneus pode transformar essas peças automotivas nos mais diversos móveis, como poltronas, criados-mudos, mesas de centro e puffs. Já para o lado de fora de casa, você pode fazer vasos para plantas e até mesmo brinquedos para crianças.
Verificou-se que a destinação dada aos resíduos provenientes da manufatura da borracha, em sua maioria, ainda é os lixões. Esta destinação, além de poluir o meio ambiente, serve como criadouro de insetos transmissores de doenças. A reutilização dada aos pneus usados, apesar de vir aumentando, ainda é muito pequena.
Descarte incorreto Assim como o isopor, o pneu ocupa grande espaço em lixões e pode servir de criadouro para insetos transmissores de doenças, especialmente a dengue. Se jogado em rios, pode obstruir a passagem da água e facilitar o risco de enchentes.
Estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos.
A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.