Leucotrienos são lipídios da família dos eicosanóides. São mediadores autócrinos e parácrinos derivados da via mediada pela lipo-oxigenase da cascata do ácido araquidônico. Os leucotrienos são extremamente potentes na constrição da musculatura lisa.
As lipoxinas funcionam basicamente como inibidores da inflamação, ou seja, atuando como antagonistas endógenos dos leucotrienos, uma vez que inibem a adesão leucocitária no endotélio vascular e, consequentemente, a migração dessas células ao sítio inflamatório.
Os efeitos opostos que o tromboxano e a prostaciclina exercem sobre a largura dos vasos sanguíneos podem controlar a quantidade de fluxo sanguíneo e regular a resposta a lesões e inflamação. As prostaglandinas também estão envolvidas na regulação da contração e relaxamento dos músculos do intestino e das vias aéreas.
Os metabólitos do AA, também chamados eicosanóides, são sintetizados por duas principais classes de enzimas: as cicloxigenases (prostaglandinas e tromboxanos) e as lipoxigenases (leucotrienos e lipoxinas). ...
Biossíntese das prostaglandinas O precursor dietético das prostaglandinas é um ácido graxo essencial, ácido linoléico. Sendo convertido nos precursores imediatos das prostaglandinas, ou seja, ácidos graxos poliinsaturados de 20 carbonos, contendo 3, 4 ou 5 ligações duplas.
Prurido, rash e sudorese aumentada; constipação, flatulência e gastrite; tonturas e vertigens; hipertensão; edema.
Nimesulida é contraindicado para uso por pacientes que: Pacientes com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal; Pacientes com distúrbios de coagulação graves; Pacientes com insuficiência cardíaca grave; Pacientes com insuficiência renal e/ou hepática.