A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
O bochecho com água oxigenada de 10 volumes tem boa indicação em casos bem específicos, como inflamação nas gengivas, por exemplo, visto que com liberação do oxigênio as bactérias anaeróbicas não sobrevivem, e essas são as mais presentes em casos de periodontites (infecção dos tecidos que ficam em torno dos dentes).
Realmente, a água oxigenada é um produto usado muitas vezes como bactericida e, por isso, a maioria das pessoas conhece o fenômeno que ocorre quando ela entra em contato com o ferimento: há uma intensa efervescência. Várias pessoas dizem que essa espuma formada indica a presença de infecção.
Um exemplo desses que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.
Em ralados e lesões em que ocorre a perda da pele, o primeiro passo é limpar a região afetada. Antes de tudo, lave bem as mãos com água e sabão – essa medida evita que a lesão seja contaminada por organismos que prejudicam o tratamento. Na sequência, lave a região afetada com água corrente e sabão neutro.
Quando a lesão no joelho acontece durante a prática de algum esporte ou queda, por exemplo, é possível tratar as lesões através de medidas simples que podem ser feitas em casa, como colocar gelo no local e pomadas anti-inflamatórias, pois assim é possível aliviar a dor e o inchaço.