A diarreia também não é um sintoma da dentição. É normal que um bebê tenha fezes moles durante a dentição, mas a diarreia geralmente é um sintoma de outra condição, como um vírus.
A diarreia constante pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes infecções por vírus e bactérias, uso prolongado de medicamentos, alergias alimentares, distúrbios intestinais ou doenças, que geralmente provocam outros sintomas como mal estar, dor abdominal, enjoos e vômitos.
Problemas do aparelho digestivo: Problemas do trato digestivo que podem causar diarreia crônica incluem doença celíaca, Doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e outros distúrbios gastrointestinais.
Entre as causas possíveis estão o consumo de água e alimentos contaminados, efeitos colaterais de algumas drogas, por exemplo, antibióticos; infecções por bactérias (estaflococus, salmonela e shighella), infecções virais; disfunção da motilidade do tubo digestivo; entre outros motivos.
Diarreia aquosa como principal manifestação A diarreia aquosa causada por intoxicação alimentar é normalmente causada pela lesão da mucosa do intestino delgado pela própria bactéria ou por toxinas produzidas somente após a ingestão do germe. Neste caso os sintomas surgem somente após 24-48h da ingestão do alimento.
A causa mais comum de diarréia em pacientes idosos é a Gastroenterocolite (GECA). Pode ter origem viral, bacteriana ou por erro alimentar. Nos dois primeiros casos, a diarréia é acompanhada de febre, náuseas, vômitos e dores abdominais em cólica.
Pacientes idosos: Não é necessário ajustar a dose para idosos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Nos casos em que a diarreia é provocada por água ou comida contaminada, o uso de antidiarreicos por conta própria para obter o chamado "efeito rolha" (como o cloridrato de loperamida, ou Imosec) é absolutamente contraindicado.
Não use Imosec® se você estiver com constipação (“prisão de ventre") ou estiver com o abdome distendido. Também não deve ser utilizado se você tiver inflamação no intestino delgado, sem uma indicação específica do seu médico.
Diarreia aguda A dose inicial sugerida é de 2 comprimidos (4 mg), seguidos de 1 comprimido (2 mg) após cada subsequente evacuação líquida, até uma dose diária máxima de 8 comprimidos (16 mg), ou a critério médico.
Imosec 12 Cápsulas C é Indicado para o tratamento de diarréia aguda sem causa específica sem caráter infeccioso, ajuda a dar solidez às fezes aliviando os sintomas incômodos da evacuação constante. Tem efeito rápido e gradual, começando a fazer efeito dentro das primeiras 1 a 2 horas a partir da primeira dose.
Loperamida Este medicamento pode ser usado para tratar a diarreia aguda ou crônica, desde que a pessoa não tenha uma infecção associada. Alguns medicamentos que têm loperamida na composição são o Diasec, Intestin, Imosec ou Kaosec, por exemplo. Saiba como tomar a loperamida.
Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.