Determine se a característica é dominante ou recessiva. Se a característica for dominante, um dos pais deve ter a característica. Características dominantes não pularão uma geração. Se a característica for recessiva, nenhum dos pais é obrigado a ter a característica, uma vez que eles podem ser heterozigotos.
Heredograma é um tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados. É muito semelhante a uma árvore genealógica. O heredograma tem como finalidade facilitar o trabalho dos cientistas na hora de se estudar o passado genético e familiar de uma pessoa ou animal.
Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.
Para descobrir se você é portador, um teste simples de saliva pode investigar seu DNA e indicar se você possui alguma variação do gene MC1R.
Os ruivos são Homozigotos = "aa" (têm os genes iguais). Então, se um ruivo quiser ter um filho ruivo têm que ter esse filho com uma mulher, no mínimo, "Aa". E nesse caso as chances são de 50% de o bebê nascer com os cabelos de fogo.
Ruivos podem nascer depois de gerações de morenos ou loiros na família. Estudos indicam que, provavelmente, alguns neandertais eram ruivos. O deus egípcio Seti era ruivo. Segundo Diodoro da Sicília, os cabelos ruivos eram "comuns entre os [antigos] gregos".
O cabelo ruivo é outro gene recessivo que está se tornando cada vez mais raro. Um bebê nascido de dois genitores naturalmente ruivos terá cabelo vermelho porque ambos teriam que carregar exclusivamente os genes recessivos.
É possível ter o gene e não ser ruivo? ... Nesse caso, apenas quando duas pessoas que possuem o gene recessivo têm um filho há chances de a criança ser ruiva, mesmo que esses progenitores não sejam ruivos. Para que a criança seja necessariamente ruiva, só se ambos os pais tiverem os cabelos avermelhados.
Você já deve ter reparado que ruivos naturais são raros! O motivo é simples: a cor avermelhada dos fios e as sardas no rosto são resultado de uma mutação genética. O responsável por isso é o gene recessivo chamado de melanocortina-1 ou MC1R, que produz a melanina.
É muito comum quando criança ter cachos loiros ou ruivos e, depois que envelhece, a cor natural do cabelo tornar-se mais escura. ... A Eumelanina (responsável pelos cabelos escuros: castanhos, pretos...), que é negra, e a Feomelanina (responsável pelos cabelos claros: ruivos ou loiros), que é amarela.
Quando o tom de vermelho fica mais claro que o desejado, o cabeleireiro conta que basta usar um tonalizante ruivo mais escuro ou até de uma cor parecida com a anterior para intensificar a pigmentação. O resultado dessa soma será uma tonalidade mais viva e vibrante.
É mais ou menos o que acontece quando você envelhece e seu cabelo vai ficando branco - só que ao contrário. Culpa da melanina. A cor do cabelo é determinada no DNA, mas quem faz o trabalho de dar o tom que estava programado é a melanina, um pigmento produzido por células chamadas melanócitos.
Na verdade, o cabelo loiro que escurece é aquele que está “programado” pelo DNA para ser castanho, por exemplo. Pessoas que chegam à fase adulta com os fios loiros também tinham menos melanina durante a infância e, mesmo assim, quando os pigmentos aumentaram não se tornaram morenas.
A primeira dica é lavar os fios com shampoo antirresíduos ou algum outro mais adstringente, deixar a espuma agir por 10 minutos, enxaguar e, em seguida, aplicar uma máscara ou condicionador branco/amarelado/alaranjado. Aí é preciso deixar agir por 5 minutinhos e enxaguar em seguida.
Use um tonalizante no seu tom de loiro, água oxigenada, máscara concentrada de hidratação, água e vinagre de maçã. Você vai notar a diferença logo depois de fazer o tratamento.
Mas, porque as mechas, luzes escurecem com o tempo? Quem usa tinta para tonalizar com o tempo ela oxida e deixa a cor sem brilho e geralmente numa cor puxada pro dourado. O tom vai fechando e as luzes vão ficando apagadinhas.
Para corrigir o amarelamento dos fios, é recomendado fazer uso de produtos matizadores e desamarelantes com pigmentos roxos, que têm propriedades antioxidantes e ajudam a preservar a cor dos loiros e mechados.