Os dois principais biocombustíveis líquidos utilizados no Brasil são o etanol (extraído de cana-de-açúcar e utilizados nos veículos leves) e, mais recentemente, o biodiesel (produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, utilizados principalmente em ônibus e caminhões).
Os Biocombustíveis são fontes de energia consideradas alternativas, por serem de caráter renovável e apresentarem baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera. ... Os principais tipos de biocombustíveis atualmente utilizados são o etanol e o biodiesel.
Esses combustíveis recebem o nome de fósseis porque se originaram a partir de restos de animais e plantas que viveram em épocas remotas. Esses restos orgânicos foram se depositando ao longo de milhares de anos em camadas muito profundas da crosta terrestre e transformados pela ação da temperatura e pressão.
Por terem origem a partir da decomposição orgânica, processo que pode levar milhões de anos, os combustíveis fósseis são considerados recursos naturais não renováveis. Temos então os biocombustíveis, que são originados a partir de plantas.
São chamados assim porque foram formados por organismos vivos que ficaram presos em camadas sedimentares - ficaram "fossilizados".
Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural. Trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.
Os biocombustíveis são combustíveis com fontes renováveis, obtidos a partir do beneficiamento de determinados vegetais, entre os quais podemos citar: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.
O que são biocombustíveis? São combustíveis produzidos a partir da biomassa (matéria orgânica), isto é, de fontes renováveis – produtos vegetais ou compostos de origem animal. As fontes mais conhecidas no mundo são cana-de-açúcar, milho, soja, semente de girassol, madeira e celulose.
Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.
Principais tipos de biocombustíveis
Os dois principais biocombustíveis no Brasil são o biodiesel e o etanol. O biodiesel pode ser produzido a partir de oleaginosas (entre elas a mamona, o algodão, o amendoim, o dendê, o girassol e a soja), além de matérias-primas alternativas (como gordura animal, óleos de frituras e gorduras residuais).
Especial: Os carros alternativos, biodiesel, etanol, híbridos, gás natural e hidrogênio.
Atualmente, os principais exemplos de biocombustíveis são o etanol, o biodiesel, o biogás e a queima de restos agrícolas em usinas termoelétricas.
Desvantagens do uso dos biocombustíveis
Entre as principais vantagens do uso do biocombustível estão:
Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. ... Podemos citar vários exemplos de biocombustíveis, tais como o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel.
Resposta: Pois ele é um combustível utilizado para gerar energia a partir de biomassa orgânica, e isso é uma de suas melhores vantagens, pois ele pode substituir os combustíveis fósseis. Não emitindo gás carbono ou outros tipos de gases venenosos, além de sua sustentabilidade ambiental.
carvão mineral
Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.
Atualmente, já existem biocombustíveis sendo comercializados em postos de gasolina. Como exemplo, podemos destacar o etanol (usado em carros e motos). Importância ambiental. Na realidade, os biocombustíveis contribuem para a diminuição das emissões dos gases poluentes que causam o aquecimento global.
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Também é vantajoso, pois é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral).
Causar menos poluição e degradação do ambiente. Explicação: Combustíveis fósseis liberam altas quantidades de dióxido de carbono (CO2) sendo prejudicial a natureza , pois esse gás na atmosfera retém a radiação solar, provocando o efeito estufa e aumentando a temperatura global.
Os combustíveis fósseis são de grande importância, pois eles podem ser queimados (oxidação para dióxido de carbono e água), produzindo quantidades significativas de energia por unidade de peso. O uso do carvão como combustível é anterior à história registada.
Verificado por especialistas As subestações funcionam como ponto de controle, ou seja, é responsável por direcionar e controlar a energia de modo a gerenciar mais efetivamente, dada a distância para as Usinas, a energia que sera entregue para o consumidor.
Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis