Esta oferta de moeda é classificada de acordo com o seu grau de liquidez....Podendo ser considerada, da maior para a menor liquidez, dos seguintes tipos:
R: A desmonetização da economia é a diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia, enquanto a monetização é o processo inverso: o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia. O processo inflacionário leva a uma maior desmonetização da economia.
Se um banco comercial pode criar meios de pagamento por intermédio de uma mera operação contábil, então, um banco pode realizar empréstimos sem ter recebido anteriormente quaisquer depósitos à vista. Sendo assim, discuta a possibilidade teórica de um banco ser aberto sem qualquer capital inicial.
A demanda por moeda depende tanto da renda (motivos transação e precaução) como da taxa de juros nominal (motivo especulação). É diretamente relacionada com a renda e inversamente relacionada com a taxa de juros. A demanda por moeda depende tanto da renda como da taxa de juros nominal.
Moeda escritural é o uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. A partir do século XIX começaram a surgir os serviços de compensação bancária e de transferências (diretas ou através de cheques) entre contas correntes dos depositantes. ...
Ou seja: ao diminuir ou elevar o compulsório, os bancos ficam com mais ou menos capital para realizar suas operações e conceder empréstimos aos clientes. Sendo assim, isso afeta diretamente a taxa de juros cobrada no mercado de crédito, fazendo com que a atividade econômica também varie indiretamente.
Compulsórios sobre depósitos à vista Os bancos e instituições financeiras são obrigados a depositar no Banco Central parte do dinheiro depositado em suas contas – corrente ou de pagamento, por exemplo. ... O dinheiro é mantido pelo Banco Central e as instituições não recebem remuneração por isso.
Para diminuir o multiplicador monetário o Banco Central pode aumentar a taxa de juros, diminuindo a procura das pessoas por créditos ou instituir uma taxa de compulsório, essa taxa determina a parcela dos depósitos que os bancos não podem emprestar, diminuindo a oferta de moeda e afetando o multiplicador bancário.
A inflação faz com que a moeda perca valor (poder de compra) mais rapidamente, o que leva as pessoas a diminuírem a demanda por moeda. Na medida em que a inflação se reduz e a moeda não se desvaloriza com a velocidade anterior, a demanda por moeda, inversamente, aumenta.
O principal instrumento de curto prazo para controle da inflação é a política monetária, ou seja, a política de juros do Banco Central. Esse é o instrumento mais rápido e mais utilizado. O governo é o dono do dinheiro, tendo, então, a prerrogativa de tabelar seu preço.