Os líderes religiosos ajudam na construção das comunidades de fé. São os responsáveis por animar e encorajar os membros. ... A partir do momento que algumas pessoas passam a seguir determinado líder religioso e a se identificar com sua mensagem, surgem as religiões propriamente ditas.
CANDOMBLÉ E UMBANDA O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo, babalorixá ou babalaô”. O líder religioso tanto no Candomblé como na Umbanda tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.
Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas. Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá.
Durante 49 dias são feitas várias rezas e cerimônias – pois é o período em que o falecido se encontra no bardo.
Ao completar um ano de falecimento da pessoa é celebrada uma nova cerimônia que é repetida em três anos e após sete anos. No caso de falecimento de um pai (babalorixá) ou mãe (ialorixá) de santo, o velório é realizado dentro do barracão, e a celebração dura sete dias após o falecimento.
No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme determinação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do axexê inicial.