De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários. Veremos abaixo mais afundo cada um deles. Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade.
A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários. Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção: Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.
Esporozoários são parasitas de formas heterogêneas que habitam em outras células e no glóbulo vermelho. Absorvem seu alimento dos organismos que parasitam. Eles são obrigatoriamente parasitas pois não possuem meio de locomoção como na maioria dos outros tipos de protozoários.
Os Sarcodíneos são protozoários unicelulares que se locomovem e alimentam-se formando os pseudópodos. São encontrados na água doce e salgada e alguns são parasitas. ... Possuem um vacúolo pulsátil (contrátil) que se contrai ritmicamente para eliminar o excesso de água que penetra na célula, por osmose.
A espécie entamoeba pode provocar no ser humano a doença conhecida como disenteria amebiana ou amebíase – diarreia com muco de sangue. Elas se alimentam de algas, bactérias e outros protozoários. Elas se locomovem por meio dos pseudópodes.
Quanto à reprodução, as amebas são assexuadas e realizam bipartição. Neste processo, a célula se divide, por mitose, e dá origem a duas células-filhas, geneticamente iguais à célula-mãe.
Porque II. Uma de suas características é a pancitopenia, quando a aplasia de medula atinge conjuntamente os eritrócitos, leucócitos e plaquetas diminuindo suas quantidades em graus variáveis.
Principais sintomas
(Amoebiasis) A amebíase é uma infecção do intestino grosso e, por vezes, do fígado e outros órgãos, que é causada pelo protozoário unicelular Entamoeba histolytica, uma ameba. As amebas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, ou pelos alimentos ou água.
Amebíase, balantidiose, doença de Chagas e doença do sono - Doenças causadas por protozoários.
Amebíase é uma infecção causada por Entamoeba histolytica. É geralmente assintomática, mas diarreia e disenteria leve a grave podem ocorrer. Infecções extraintestinais incluem abscessos no fígado.
Não são todas as amebas de vida livre que causam problemas para o nosso organismo, mas a Naegleria Fawleri pode ser perigosa. O apelido de “devoradora de cérebro” não foi dado à toa. Ela entra no corpo humano pelo nariz, quando uma pessoa mergulha e aspira água, e atinge o sistema nervoso central – vai para o cérebro.
Entamoeba histolytica, Entamoeba díspar, Entamoeba hartmani – Cistos com 4 núcleos; Entamoeba coli – Cistos com 8 núcleos; Dentre essas somente a Entamoeba histolytica é patogênica para o homem e a Entamoeba gingivalis é a única que não vive no intestino grosso do homem.
Amoeba ou ameba é um gênero de protozoários do grupo dos rizópodes ou sarcodíneos. Unicelular como todos os protozoários, possui pseudópodes que auxiliam na locomoção e aquisição de alimento.
Existem várias espécies de amebas que podem ser encontradas no homem. Entre elas, estão a Entamoeba histolytica e a Entamoeba coli. A única espécie patogênica, em determinadas condições, é a E. histolytica, embora em um grande número de casos viva como comensal no intestino grosso.