A causa da explosão, segundo o relatório da Nasa, foi uma falha numa junta do tanque de combustível direito do foguete. O Challenger estava a uma altitude de 14 mil pés quando explodiu. No acidente, morreram sete astronautas.
Todos os astronautas sobreviveram à explosão do Ônibus Espacial Challenger. A cabine da tripulação estava intacta. Todos eles faleceram quando a cabine da tripulação atingiu a superfície do mar. Água não se comprime.
Challenger: Voo Final contará o que aconteceu com o ônibus espacial que entraria para a história por uma série de novidades no programa espacial dos EUA, mas acabou explodindo 73 segundos após o seu lançamento, tornando-se uma das maiores tragédias da trajetória da NASA.
O acidente do ônibus espacial ou vaivém Columbia ocorreu no dia 1 de fevereiro de 2003, durante a fase de reentrada na atmosfera terrestre, a apenas dezesseis minutos de tocar o solo no regresso da missão STS-107, causando a destruição total da nave e a morte dos sete astronautas que compunham a tripulação.
Temperaturas abaixo dos 8,8ºC significam que haverá acúmulo de gelo no foguete ou problemas em determinados equipamentos — a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, matou sete pessoas porque os anéis de borracha do foguete ficaram muito frios na plataforma de lançamento na noite anterior, por exemplo.
CABO CANAVERAL
As partículas podem estar se movendo rapidamente (alta temperatura), mas, se houver muito poucas delas, elas não transferirão muita energia (pouco calor). Como o espaço é praticamente vazio, há muito poucas partículas para transferir energia para a espaçonave.
Um satélite, quando enviado ao espaço, é impulsionado por um “empurrão” dado pelos foguetes que os colocam em órbita. Ao chegar lá, eles precisam exercer uma velocidade suficiente para que nem ele colapse na Terra, nem escape da gravidade do planeta.
10Como ocorreram as duas tragédias com ônibus espaciais? ... O ônibus espacial se desintegrou na sua volta à Terra, como resultado de uma perfuração na asa esquerda, provocada pelo desprendimento de um pedaço da espuma de isolamento de um setor do tanque externo.
Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.
O Ônibus Espacial Columbia, a primeira espaçonave reutilizável do mundo, foi lançado da plataforma de lançamento na Flórida em 12 de abril de 1981.
Quatro ônibus espaciais foram inicialmente construídos: Columbia, Challenger, Discovery e Atlantis. Destes, Challenger e Columbia foram destruídos em acidentes de missões em 1986 e 2003, respectivamente, em que um total de 14 astronautas morreram.
Fora um protótipo de teste, o primeiro ônibus espacial foi o Columbia, que fez sua decolagem inaugural em 12 de abril de 1981. Para pilotá-lo, a Nasa escalou John Young, em seu quinto voo espacial, depois de participar de duas missões Gemini e duas missões Apollo, tendo a seu lado o novato Robert Crippen.
O Discovery foi o primeiro a ser descomissionado, no dia 9 de março de 2011. A NASA encaminhou o Discovery ao Museu do Ar e Espaço do Instituto Smithsoniano para ser exibido e preservado, depois de um processo de descontaminação de um mês de duração, sendo então incluído na coleção nacional.
Estações espaciais construídas Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7. Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5. Skylab.
Estação Espacial Internacional (EEI) (em inglês: International Space Station, ISS, em russo: Междунаро́дная косми́ческая ста́нция, МКС) é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial ...
Desde o voo pioneiro de Yuri Gagarin em 1961, 566 seres humanos, homens e mulheres, já foram ao espaço.
Na Nasa, para virar astronauta é necessário inglês fluente e graduação e pós-graduação na área das Ciências Exatas – Engenharia, Matemática, Física – ou Ciências Biológicas. Além do estudo, a NASA exige experiência de, pelo menos, três anos na área profissional e mil horas para piloto em aviões a jato.
803 dias 9 horas e 39 minutos