Consulta CID 10 - A09 - Diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível | BoaConsulta.
CID 10 A04. 9 Infecção intestinal bacteriana não especificada – Doenças CID-10.
A gastroenterite viral é autolimitada, durando normalmente até quatro dias. Nas bacterianas, a média é de sete dias, podendo durar até 45 dias, e em alguns casos se faz necessário o uso de antibióticos.
CID 10 N39. 0 Infecção do trato urinário de localização não especificada – Doenças CID-10.
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).
Quando há infecção e inflamação da bexiga, a pessoa pode apresentar alguns sinais e sintomas, como febre baixa, vontade frequente em urinar, apesar de ser eliminada pouca urina, ardência ou queimação do urinar.
Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
Ocorre geralmente quando as bactérias que habitam a região perineal conseguem penetrar pela uretra e se multiplicar na bexiga. A maioria dos casos de cistite bacteriana é causada por bactérias do tipo Escherichia coli (E. coli). A atividade sexual é considerada um fator de risco para a ocorrência de cistites.
Quais as melhores opções terapêuticas?
O tratamento da cistite deve ser recomendado pelo urologista ou clínico geral de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e microrganismos responsável pela infecção e inflamação da bexiga, sendo na maioria das vezes indicado o uso de antibióticos para eliminar o agente infeccioso.
Os antibióticos só devem ser usados se forem receitados pelo médico e alguns exemplos mais prescritos são a nitrofurantoína, fosfomicina, trimetoprima e sulfametoxazol, ciprofloxacino ou levofloxacino.
Antibióticos Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.
Cistite: 10 remédios naturais
Solução de bicarbonato de sódio Um excelente remédio caseiro para a cistite é tomar o bicarbonato de sódio porque ele altera o pH da urina, tornando-o menos ácido, de forma que as bactérias não se multiplicam com facilidade, aliviando os sintomas da doença. 1 colher de café de bicarbonato de sódio; 300 mL de água.
Chás para curar a Cistite. Alguns chás podem ajudar a aliviar os sintomas de cistite e acelerar a recuperação, já que possuem propriedades diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas, como é o caso do chá de cavalinha, uva-ursina e camomila, podendo ser facilmente preparados em casa.
O hormônio hCG aumenta é responsável por esse aumento de fluxo tanto para os rins como para toda a pelve. Este aumento é de cerca de 35 a 60% quando comparado a uma mulher não grávida. Com todo esse fluxo maior de sangue os rins costumam produzir cerca de 25% mais de urina logo após a concepção.
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.