Metagênese. Na metagênese, ocorre a alternância de gerações, ou seja, na reprodução há uma fase sexuada e uma fase assexuada. No exemplo dos Cnidários, temos a fase medusoide, medusas de vida livre, que possuem gametas que se fundem formando um zigoto.
Normalmente a polinização em gimnospermas ocorre pelo ar (anemofilia). Após o processo de polinização, o grão de pólen germina e dá origem ao tubo polínico, que conduz os gametas masculinos até o arquegônio, não necessitando, portanto, de água.
O principal exemplo de uma gimnosperma é o pinheiro, já que sua semente fica envolvida por escamas, formando uma estrutura mais ou menos cônica (pinha). ... O óvulo vegetal fica na pinha ou na flor e contém o megásporo. O megásporo originará o gametófito feminino que então formará a oosfera – o gameta feminino.
Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.
O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos, também conhecidos como cones. Já nas angiospermas, a produção ocorre nas flores, mais precisamente na parte chamada de antera.
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
Significado de Gimnospermas substantivo feminino plural [Botânica] Divisão das plantas fanerogâmicas, da ordem das coníferas, que compreende as árvores e arbustos nos quais os óvulos e as sementes se apresentam nus e sem pericarpo.