Resposta. Porque as experiências que levaram o Lavoisier a enunciar a sua lei foram experimentos de calcinação. Ele queimava algumas substâncias e via que o óxido resultante tinha peso maior que o material inicial. Foi brincando com os gases que poderiam entrar na reação que ele identificou e deu o nome ao oxigênio.
Métodos de Balanceamento
Balanceamento por tentativa. Esse método consiste na escolha arbitrária dos coeficientes estequiométricos até que se igualem as quantidades dos átomos de reagentes e produtos. Para esse método, podemos seguir um roteiro que pode facilitar o balanceamento.
A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
“Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
De acordo com a Lei de Lavoisier, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Se temos 96 gramas do ozônio, obrigatoriamente a massa de oxigênio produzida será igual a 96 gramas.
Dalton, por sua vez, propôs que a matéria é formada por átomos que não podem ser criados nem destruídos. Isso leva à seguinte conclusão lógica: se o número de átomos permanece constante durante uma reação, então a massa do sistema também se manterá constante.
O modelo atômico de Dalton traz os seguintes postulados: O átomo apresenta uma forma esférica; Todo átomo é maciço e indivisível; Todo átomo é indestrutível; Seu modelo para o átomo foi associado a uma bola de bilhar.
O modelo atômico de Rutherford apresenta como principais características um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa, todas evidenciadas por um experimento que utilizou radiação e ouro.
Dalton baseou sua teoria na lei da conservação das massas e na lei das proporções constantes. A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é feita de átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e propriedades.
A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”.
Os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, sendo que cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo. ...