Se você cresceu com um pai ou mãe narcisista, você conhece a luta. Apenas lembre-se de que, como adulto, você está no controle agora e não é obrigado a suportar seu abuso ou maus tratos. Defina seus limites e cumpra-os, ou se afaste para que possa viver sua vida melhor.
É ela quem fornece os subsídios biológicos, emocionais e mentais que a criança tanto precisa. Até os seus três anos de idade, o pequeno se enxerga como um pedaço dela, condensando todo o seu amor. Aí é que vemos melhor o papel da mãe: ela é o pilar responsável pelo desenvolvimento da criança.
Como se comporta uma mãe ou pai narcisista?
Para ajudá-la a lidar com este momento tão delicado e especial em sua vida, seguem seis dicas de como fazer o luto da mãe narcisista:
Uma mãe narcisista impõe o tratamento de silêncio para controlar e castigar. Isto é feito geralmente por um motivo infantil como manipulação, usando uma birra como uma resposta desproporcional a algo que não gostou.
Para contrabalançar os efeitos negativos de ter uma mãe tóxica, tente construir laços mais fortes com outros membros da família, a começar pelos mais próximos. Converse com eles sobre como se sente em relação à sua genitora. Pergunte se eles sentem o mesmo e como lidam com a situação.
Mãe tóxica
Uma mãe tóxica é controladora; usa as comparações e a humilhação pública como método de controle, pois ela também passou por isso. Quando uma mãe tem mais filhos, dependendo da posição ocupada por ela, poderá se identificar com algum deles, dirigindo suas preferência a ele e menosprezando os outros.
Finalmente, pais podem humilhar os filhos quando enfatizam os fracassos, como ao terem dificuldades de realizar as tarefas ou quando os fazem tomarem partido moral de um dos cônjuges em situações de discórdia do casal. Nesse último caso, os pais tratam um ser humano com o objetivo de obter vantagens.
8 Sinais de que você cresceu em uma família tóxica