Se houver retenção na nota, devem ser informados nos campos 19 – VL_PIS_RET e 20 – VL_COFINS_RET, de caráter meramente informativo. Registro F600: As retenções efetivamente sofridas (pagas) pela Pessoa Jurídica, serão escrituradas no registro F600, a título de PIS/Pasep e de Cofins.
Dessa forma, os créditos apurados em períodos anteriores ao da escrituração, e disponíveis, total ou parcialmente, para utilização atual, devem ser demonstrados nos registros 1100 (PIS/Pasep) e 1500 (Cofins) , mês a mês de sua apuração e não, por saldo acumulado em determinada data.
O chamado crédito extemporâneo ocorre quando, por um lapso, a pessoa jurídica deixa de escriturar um crédito fiscal na competência em que deveria ter sido escriturado (como IPI, PIS/Pasep, Cofins e ICMS), sendo efetuado posteriormente à sua efetiva entrada no estabelecimento.
Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.
Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
A compensação trata de créditos da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS será efetuada a partir do Programa PER/DCOMP ou, na impossibilidade de sua utilização, mediante a Declaração de Compensação, a qual deverão ser anexados documentos comprobatórios do direito creditório.
Na tela de Créditos de Períodos Anteriores, Ctrl+Enter em Créditos Períodos da Escrituração para abrir o campo. Obs.: Deverá ser utilizado os créditos de um determinado mês anterior que possuir a disponibilidade de crédito, até que o mesmo seja todo utilizado para os próximos períodos.
Como é possível o sped pedir um valor negativo se o mesmo não aceita, alguém já viu essa situação? O valor do credito descontado do mês + o crédito descontado de período anterior deve estar maior que o valor da contribuição não cumulativa do período. Você precisa limitar ao valor da contribuição do mês.
Como lançar crédito de ICMS?
DIFAL - Como calcular o valor do Diferencial de Alíquota no recebimento
Para lançar a Difal para Consumidor Final acesse o menu Cadastro, opção Outros Valores Mensais, Janela Res. Apur. ICMS/ ICMS ST, ICMS, Débito. Na coluna código informe 2.
Para calcular o DIFAL, realiza-se a equação: