A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
No ano de 1500 as caravelas da esquadra portuguesa, comandadas por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul da Bahia. Nesse local havia um monte, sendo batizado posteriormente de Monte Pascoal. Apenas dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas que habitavam a região e os portugueses.
Caravelas em si foram somente três: Caravela Santo Antônio; Caravela São Pedro e Caravela Nossa Senhora Anunciada. Ao contrário do que se pensa, Santa Maria, Niña e Pinta foram as caravelas lideradas por Cristóvão Colombo.
Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia.
Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, localizado no extremo sul da Bahia, no município de Porto Seguro, possui a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses.
Foi na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, que Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500 há quase 512 anos atrás.
Durante décadas, Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil, aquela onde os portugueses protagonizaram o 'achamento desta vossa terra nova'. Mas foi na discreta Barra do Cahy que aqueles europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.
Em 12 de outubro de 1492, após dois meses de viagem, ele chegou a terra firme: eram as ilhas da América Central. ... Somente mais tare é que Américo Vespúcio, outro navegante italiano, verificou não se tratar das Índias e sim de um novo continente, por isso a nova terra levou o nome de América.
Quando, em 1501, especificamente do dia 29 de julho, o rei Dom Manuel comunicou em carta aos reis católicos a descoberta do Brasil, referiu-se, por sua vez, àquelas terras como Terra de Santa Cruz, nome que prevaleceu até os dois séculos seguintes.