Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias. ... Em outras palavras, com o desconto de duplicatas, o cliente recebe com antecipação os recursos de uma venda feita à prazo.
A conta “títulos/duplicatas negociadas” deve ser creditada no momento da operação de sua negociação, quando a factoring credita o valor na conta-corrente da empresa, e deve ser debitada no momento da liquidação do título pelo devedor.
Ou seja, são valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias. Títulos a receber: são representados, na maioria das vezes, por notas promissórias. ... Outras contas a receber: são valores ainda não recebidos, decorrentes da prestação de serviços a prazo (no curto prazo).
O título de crédito é um documento que comprova e que dá o direito de um indivíduo receber um valor futuro em forma de depósito, além do mais, esse documento permite o envolvimento de dois sujeitos importantíssimos para a composição do mesmo, o emitente (devedor) e o beneficiário (credor).
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.