Esse tipo de aparelho é uma solução auxiliar para o tratamento de problemas específicos causados pelo estreitamento do palato. Conhecido popularmente como “aparelho do céu da boca”, ele pode ser fixo, chamado de Hyrax, ou móvel.
Expansor Palatal Hyrax - Morelli
A ativação normalmente dá-se por 2 a 4 semanas, é indolor e deve permanecer por volta de mais 3 meses na boca (tempo necessário para contenção do resultado obtido).
Normalmente o diastema vai diminuindo naturalmente. Porém, para iniciar o fechamento correto com o aparelho ortodôntico é necessário aguardar de 4-6 meses após o encerramento das ativações do Hirax.
Apertando o expansor palatino – passo a passo
O aparelho expansor é indicado para casos em que existam disfunções no céu da boca, mordida cruzada posterior, dentes apinhados e bruxismo. O tratamento é mais eficaz em jovens e crianças, que ainda estão com os dentes em desenvolvimento.
Como limpar o expansor palatino Use a escova de dente eficientemente. Faça movimentos repetitivos de vibração enquanto escova o aparelho, especialmente nas bandas que seguram o disjuntor no dente; Não se esqueça do fio dental.
Mastigação com aparelho fixo Ir aos poucos: este é o segredo do sucesso para não se ferir ao comer com um novo aparelho ortodôntico fixo. "O ideal é que, nos primeiros dias após a instalação, o paciente faça a ingestão de alimentos mais macios.
5 alimentos recomendados para quem começou a usar aparelho ortodôntico
Tutorial: aprenda a limpar o aparelho ortodôntico do jeito certo
Afinal, como limpar o aparelho auditivo corretamente?
A boa notícia é que as manchas de pequena dimensão e intensidade podem ser minimizadas com uma boa higiene bucal e com o uso de produtos com flúor. Já as de maior intensidade necessitam procedimentos clínicos, como micro-abrasões ou restaurações, segundo o ortodontista.
Um tratamento caseiro para tirar manchas amarelas ou escuras dos dentes causadas pelo café, por exemplo, que serve também para clarear os dentes, é a utilização de uma moldeira ou molde de silicone com um gel clareador, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio.
O principal cuidado para evitar esse aspecto deve ser com a alimentação. “Alimentos com muitos corantes, naturais ou não, favorecem o manchamento dos elásticos e do aparelho. Vinho, café, curry, açaí, refrigerantes e cervejas são os principais vilões”, alerta o dentista.
Experimente misturar uma ou duas colheres de sopa com cerca de meia xícara de álcool isopropílico ou duas xícaras de água quente e detergente, depois mergulhe um pano na solução e encharque gentilmente uma mancha de açafrão recente. Seque dando batidinhas com um pano para absorver o líquido.
Açaí, vinho tinto, beterraba e café são alguns dos alimentos que podem pigmentar as borrachinhas, principalmente nas cores mais claras.
Deve-se utilizar uma escova macia, creme e fio dental, sempre após a alimentação. Além disto, deve-se manter a rotina de limpeza com o dentista a cada 3 meses. Como se tratam de elásticos, ainda não existe uma rotina 100% eficiente para que o amarelamento das borrachinhas não ocorram.
Resposta. Limpeza realizada pelo seu profissional, ou limpezas caseira tipo pasta dedente e bicarbonato comigo dá certo mais não faça muito isso enfraquece e retira o esmalte do dente!