Requer conhecimento sobre necessidades humanas.
Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (NANDA-I, 2013).
Componentes estruturais do Diagnóstico de Enfermagem:
Fatores relacionados: toda e qualquer circunstância que possa estar relacionada ao evento. Geralmente dados obtidos durante o histórico de enfermagem contribuem para essa fase. Fatores de risco: situações que se associam a um estado de maior vulnerabilidade.
O adulto normal em repouso respira confortavelmente 12 a 18 vezes por minuto. (Peach, 1998). Em recém-nascidos o valor normal é de 30 a 40 respirações por minuto e em crianças de 25 a 30 respirações por minuto.
Músculos Acessórios: são músculos auxiliares da respiração, utilizados somente em inspirações forçadas ou quando a pessoa está em sofrimento respiratório. Os músculos acessórios principais são o Esternocleidomastóideo, os Escalenos (Anterior, Médio e Posterior), o Peitoral Menor e o Serrátil Anterior.
reduzir a dificuldade para respirar (dispneia); melhorar a capacidade de realizar exercícios físicos; melhorar a higiene brônquica (limpeza das vias aéreas); aumentar o conhecimento e autocuidado do paciente.
O problema de falta de ar relacionado à ansiedade tende a ser o resultado da hiperventilação. Que ocorre quando o seu corpo está recebendo oxigênio demais e expelindo dióxido de carbono demais. Então, respirar muito rápido, como quando você tem uma crise de ansiedade, seu corpo fica no modo “luta ou fuga”.
Para melhorar a respiração, pode-se utilizar a inalação de vapor de água fervente ou nebulização com soro fisiológico, além de lavar o nariz com uma solução salina ou água do mar, encontrada à venda em farmácias.
4 Dicas para tratar a bronquite asmática