A estrutura do texto instrucional deve ser simples eacessível, de modo a informar clara e sucintamente. A sua leitura deveproporcionar ao leitoruma série deinstruções que lhepermitam concretizarcorretamente umaação, ainda que sejapela primeira vez.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros.
Assim, os textos instrucionais, caracterizados pelo uso de uma estrutura padronizada, dentre os quais, têm-se receitas, manuais, bulas de remédios, regras de jogo (tabuleiro, baralho, dama etc.) foram o ponto de largada para uma atividade produtiva em sala de aula.
Imposição ou pressão das circunstâncias; exigência, imposição: injunções da função pública. Influência impositiva (que obriga) das leis, normas: injunção de um trabalho.
O mandado de injunção, então, é um instrumento criado pela Constituição Federal que procura resolver essas omissões do Poder Público, fazendo com que os direitos previstos na Carta Magna sejam protegidos e efetivamente exercíveis pela população.
Na prática, o Supremo Tribunal Federal concede o mandado de injunção quando a pessoa ou grupo reclamante exige a regulamentação de direitos constitucionais ainda não tratados em leis ordinárias, como o direito de greve dos servidores públicos.
Art. 3º São legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º e, como impetrado, o Poder, o órgão ou a autoridade com atribuição para editar a norma regulamentadora.