EQST

O Que So As Capitanias Hereditrias?

O que são as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.

Quais são os nomes das capitanias hereditárias que foram criadas no Brasil?

Mapa das Capitanias Hereditárias

  • Capitania do Maranhão: João de Barros e Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade.
  • Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros.
  • Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha.
  • Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa.
  • Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira.

Como funciona o sistema de capitanias hereditárias?

As Capitanias Hereditárias foram um sistema administrativo instituído no Brasil por Portugal em 1534. O território foi dividido em faixas de terras e concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557), podendo inclusive ser passadas de pai pra filho.

Quem recebeu as capitanias hereditárias?

A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados capitães-donatários. Os donatários, em geral, eram formados por membros da pequena nobreza, da burocracia portuguesa e comerciantes.

Por que o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias?

O Brasil foi dividido em 14 Capitanias Hereditárias, totalizando 15 lotes doados a figuras importantes da corte portuguesa, chamados de donatários. As capitanias eram hereditárias porque a terra passava de pai para filho.

Qual o objetivo da criação das capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram lotes de terra estabelecidos e entregues aos donatários pelo rei português a partir de 1533. ... O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.

Como se chamavam os lotes nos quais o Brasil foi dividido por que receberam esse nome?

Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias. ... Foram doze donatários ao todo que ganharam as capitanias.

Como eram chamadas as faixas de terra em que o Brasil foi dividido?

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.

Quais capitanias tem nomes de estados brasileiros atuais?

O território brasileiro foi dividido em quinze capitanias, doadas a doze donatários, já que alguns receberam mais de uma capitania: Maranhão (dois quinhões, isto é, duas porções), Ceará, Rio Grande, Itamaracá (mais tarde recriada com o nome de Paraíba), Pernambuco, Baía de Todos-os-Santos, Ilhéus, Porto Seguro, ...

Quais as medidas adotadas pela coroa portuguesa para impedir?

Resposta: A primeira medida tomada foi iniciar uma plantação de cana-de-açúcar. O Brasil era vasto em plantações de pau-brasil, uma madeira de cor avermelhada que deu nome ao país. ... Depois do plantio da cana, outra medida tomada foi a construção de um engenho.

O que foram e qual foi a principal consequência da ocupação por capitanias hereditárias?

Resposta. As consequências pela adoção de tal metodologia foram varias, destacando-se o esquecimento da capitanias menos lucrativas e o florescimento de capitanias como a da Bahia pela Cana de Açúcar.

Quais são os direitos e deveres dos donatários?

Direitos e Deveres dos Donatários Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las. Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte. Escravizar os índios, obrigando-os a trabalhar na lavoura.

O que era capitanias hereditárias e porque não deu certo?

Somente duas capitanias deram certo Apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.

Quais foram as principais medidas tomadas pelos portugueses?

Resposta:A primeira medida efetiva tomada pelos portugueses, para que o processo de colonização do território nacional fosse realizado, foi o estabelecimento das Capitanias Hereditárias.

Como o governo brasileiro organizou o território para garantir a sua ocupação?

O governo português organizou o território brasileiro para a sua ocupação em capitanias hereditárias. As capitanias hereditárias eram faixas de terra divididas no território e dadas a nobres de Portugal para tomarem conta daquelas terras, que se tornavam os capitães.