EQST

O Que Foi A Revolta Da Aristocracia?

O que foi a revolta da aristocracia?

A Revolta Aristocrática foi a reação das elites francesas, que dividam com a nobreza o controle do Estado Francês, contra a situação política e econômica para a qual a Monarquia Francesa continuava a dirigir o Estado Francês, sendo uma espécie de "revolução da alta burguesia", privilegiada, contra a organização ...

Em que lugar sentavam os pântanos?

OLÁ! Os girondinos, mais moderados, sentavam-se à direita. No pântano, os indivíduos do centro, chamados pejorativamente de "sapos", pois não aderiam aos extremos. Os jacobinos, mais revolucionários, sentavam-se à esquerda.

Que tem pântanos?

Pântanos costumam ser ricos em fauna. Jacarés, camarões, lagostins, cobras, rãs, lesmas, peixes e aves habitam áreas de pântano.

Qual é a posição política dos pântanos?

Resposta: Explicação: A planície, também chamada de pântano, era um partido político que interagia com os girondinos e jacobinos fazendo um equilíbrio já que estes eram rivais, era composta pela alta burguesia.

Quais eram os grupos sociais envolvidos com os pântanos?

Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.

Quais são os grupos sociais envolvidos?

Exemplos de Grupos Sociais

  • Grupo familiar.
  • Grupo profissional.
  • Grupo educativo.
  • Grupo político.
  • Grupo religioso.
  • Grupo de lazer e entretenimento.

Quais foram os grupos sociais que participaram da Revolução Francesa?

Os principais grupos políticos da revolução francesa foram?

  • Girondinos. Os girondinos era o grupo que defendiam e preservava seus interesses, eles tinham como objetivo privilégios aristocráticos e, também queriam excluir aqueles que tentavam entrar e participar da política, defendiam o voto censitário. ...
  • Jacobinos. ...
  • Republicanos. ...
  • Monarquistas.

O que defendiam os pântanos?

No centro, o grupo da planície (ou pântano), defendendo os interesses da burguesia financeira, mas tendo uma atitude oportunista dizia-se estar do lado de quem estava no poder. À esquerda e no alto, a montanha (jacobinos), defensores dos interesses da burguesia e do povo.

Qual foi o principal objetivo da revolução francesa?

A Revolução Francesa foi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.

Quais eram os objetivos da burguesia francesa?

Os objetivos da burguesia eram consseguir seus direitos. Mudar um governo antigo,mas abolir a forma antiga na sociedade.

Como funcionava a convenção nacional?

A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Refletindo a agitação da época a Convenção foi formada por uma maioria de jacobinos, setor que representava a pequena burguesia e os sans-culottes. ...

O que era a convenção é como se compunha?

A convenção era formada por maioria jacobina e pelos sans-culottes. Havia também a presença dos girondinos, que condenavam a parte radical da revolução. Eles decidiram em 22 de setembro de 1792, que o calendário cristão não seria mais seguido e sim uma nova forma de calcular o tempo baseada nos ciclos agrícolas.

Qual era o símbolo do período do terror?

A guilhotina

Que classe assumiu o diretório?

O termo Diretório costuma ser utilizado, no contexto da Revolução Francesa, para designar um período de governo mais conservador, liderado pela alta burguesia, que sucedeu à Convenção Nacional jacobina e durou até a ascensão de Napoleão Bonaparte.

Como foi o governo do diretório?

O governo do Diretório, autoritário é fundamentado numa aliança com o exército (restabelecido, após vitórias realizadas em campanhas externas), foi o responsável por elaborar a nova Constituição, a Constituição do ano III (1795), que protegeria os interesses da próspera burguesia comercial de duas grandes ameaças: a ...

Como foi o diretório?

O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.