Uma criança por vez deve sortear um número. Deixe que a criança leia o número e o diga em voz alta para os colegas. Em seguida ela deve escrever o número sorteado no quadro-negro, assim as crianças que não conseguiram identificar o número podem comparar com os números da sua cartela.
Como organizar um bingo beneficente na sua região!
Como funciona Quem fizer bingo! deve escolher uma serva para pagar a "prenda". Esta “prenda” deve ser algo divertido e criativo conforme a lista (escolher papel surpresa). A pessoa pode escolher passar a prenda para outra pessoa, somente uma vez, porém com isso abre mão da surpresa.
Como jogar:
Sugestões de Trabalho Explore a contagem usando palitos de sorvete, palitos de fósforos, blocos lógicos, etc. Separe prendedores de roupa ou clipes. Confeccione cartões com números e peça às crianças para que coloquem a quantidade de prendedores (ou clipes) correspondente ao número indicado no cartão.
Sugestões de Trabalho
Para aprender os números (simbologia), você pode fazer cartões com os números e do lado a quantidade que cada um representa, por exemplo: número 1 e 1 animal (mostrando que aquele número representa a quantidade um), e deixar esses cartões expostos para a criança explorar.
Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.
Você pode começar a introduzir a idéia de números quando seu filho tiver 12 meses. Para isso, comece contando grupos pequenos de itens, como botões -- "um, dois" -- e cante músicas e rimas que incluam contar, como "Um, dois, feijão com arroz...".